Plataforma de Conhecimento do Cerrado

Esta é uma iniciativa do Critical Ecosystem Partnership Fund (CEPF – Cerrado), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (LAPIG) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Por meio desta plataforma, oferecemos uma estrutura computacional apta para disseminar o conhecimento acumulado sobre o bioma Cerrado, com informações confiáveis sobre uso do solo, biodiversidade e socioeconomia, na forma de mapas, gráficos e textos, além de ferramentas online para subsidiar políticas públicas e programas de conservação neste rico e ameaçado ecossistema.

Dividido em três subplataformas — Socioambiental, Imagens Aéreas e Desmatamento —, o site traz ainda dados estatísticos de 1985 a 2019, tutoriais de geoprocessamento, acervo de fotos e biblioteca digital para livros e artigos científicos relacionados ao bioma. Todos foram contribuição de instituições públicas, privadas, acadêmicas e organizações ambientalistas.

No ambiente virtual é possível identificar, por exemplo, conflitos territoriais ou conflitos por água em terras indígenas, unidades de conservação, propriedades rurais e territórios quilombolas, denunciados pela Comissão Pastoral da Terra. A ferramenta permite visualizar os resultados por estado, município ou localização geográfica de interesse próprio.

Pode-se ainda visualizar cartograficamente uma clara divisão na paisagem atual do bioma: o centro-sul já bastante transformado pela bovinocultura e a expansão da fronteira agrícola (especificando os principais tipos de cultivo), avançando para o norte do país, especialmente nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (região conhecida por Matopiba).

A ferramenta permite que pesquisadores de todo o mundo possam colaborar inserindo dados, mapas ou informações geoespaciais. Tais informações serão capazes de disponibilizar conhecimento sólido para subsidiar políticas públicas ou programas de conservação do Cerrado. Além de permitir o compartilhamento de informações, a plataforma une a sociedade com uma visão unificada e organizada sobre o bioma, promovendo a conscientização sobre o tema.

 

Site: https://cepf.lapig.iesa.ufg.br/

Os idealizadores já realizaram quatro capacitações online para acessar a ferramenta, que podem ser acessadas aqui: LAPIG UFG – YouTube

 

Contatos:

Endereço: Almeida Palmeiras, s/n – Chácaras Califórnia, GO
UFG – Universidade Federal de Goiás – Campus Samambaia

Fone: +55 (62) 3521-1360

E-mail: lapig.cepf@gmail.com

);