Consórcio Cerrado das Águas (CCA)

O Consórcio Cerrado das Águas (CCA) é uma plataforma colaborativa que inclui vários setores, envolvendo empresas, governo e a sociedade civil. Nosso objetivo é agregar esforços para a preservação e conservação ambiental a fim de combater as mudanças climáticas.

Nosso Programa de Investimento no Produtor Consciente (PIPC) oferece aos produtores de uma determinada bacia, serviços especializados para o desenvolvimento ambiental das suas propriedades em três frentes: restauração, práticas agrícolas climaticamente inteligentes e gestão eficiente de recursos hídricos.

 
O que fazemos?

 

Paisagens conectadas

O componente Paisagens Conectadas consiste em ações de conservação e restauração da vegetação nativa nas propriedades. A necessidade de ações para restauração e conservação é um dos principais fatores do PIPC, já que elas têm o maior impacto nos serviços ecossistêmicos, especialmente as de conservação.

 

Gestão de recursos hídricos

A gestão eficiente dos recursos hídricos é parte fundamental da estratégia do Consórcio Cerrado das Águas. A saúde e o uso sustentável das bacias hidrográficas da região, além de ser o indicador mais importante dos resultados das intervenções é prioridade no contexto atual de escassez hídrica.
A governança e monitoramento destes recursos é muito precária na maioria dos municípios do bioma, particularmente em Patrocínio, onde está localizada a nossa bacia piloto. Para estabelecer um programa eficaz de monitoramento dos recursos hídricos é importante gerar informações detalhadas sobre as captações de água, além da quantidade e qualidade das águas nas bacias hidrográficas da região. Essas informações são essenciais não somente para o Consórcio e para o Departamento de Água e Esgoto, mas também para estabelecer uma agricultura eficiente, especialmente em lavouras de café e pastagens.

 

Agricultura climaticamente inteligente

O conceito de Agricultura Climaticamente Inteligente foi criado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, sigla em inglês), em 2010. De acordo com a definição oficial, as práticas agrícolas climaticamente inteligentes, “aumentam a produção de forma sustentável, criam resiliência (adaptação), reduzem/eliminam a emissão de gases causadores do efeito estufa (mitigação) e reforçam as conquistas de segurança alimentar e os objetivos de desenvolvimento nacionais. ” As intervenções com as práticas de Agricultura Climaticamente Inteligente são acordadas no contrato do Plano Individual de Propriedade, estabelecendo custos, prazos, recursos, indicadores e os compromissos assumidos pelo Consórcio Cerrado das Águas e pelos produtores.

 

Conheça mais em: http://cerradodasaguas.org.br