Eu desacelero na Chapada!
“O ‘Eu Desacelero na Chapada’ é uma campanha para a mitigação de atropelamentos de fauna na Chapada dos Veadeiros que teve início em junho de 2016 por iniciativa da Associação dos Amigos das Florestas.
De lá para cá, foram feitas dezenas de blitzes educativas, palestras, pinturas de murais, concursos de desenhos em escolas, produção de Vts, anúncios em rádios, distribuição de banners e adevisovs, instauração de inquérito e ajuizamento de ação civil pública que culminou em acordo judicial com a GOInfra para a instalação de redutores de velocidade e passagens de fauna nos trechos rodoviários coincidentes com a zona de amortecimento do Parque Nacional.
Já recebemos o apoio do Icmbio, Viafauna, Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas, Fundação Mais Cerrado, Fundação Boticário, Universidade de Brasília, ProAnima, dentre muitos outros.
O atropelamento de animais silvestres é considerado, hoje, na maior parte das localidades, a segunda maior causa de extinção de espécies, mais grave que a caça e o tráfico de animais, só não mais grave que a perda de habitat.
Você pode contribuir para reduzir o enorme número de animais atropelados e aumentar a sua própria segurança e de seus passageiros, evitando viajar no período noturno (80% dos atropelamentos acontecem de noite) e observando a velocidade máxima da rodovia. Se precisar viajar à noite, reduza a velocidade e redobre a atenção #Não corra, dê passagem à vida. #Pra que pressa? Você já chegou ao Paraíso! #Paz à fauna, aos pedestres e ciclistas #Devagar! A qualquer momento você pode se deparar com um ser do Paraíso”
Confira essa notícia sobre o atropelamento de animais na Chapada dos Veadeiros: