Turismo de Observação de Vida Selvagem
Ver de perto aquele pássaro que você só conhecia dos livros da escola, navegar ao lado de baleias e golfinhos ou topar com uma onça no meio da mata são daquele tipo de emoção que você carrega para a vida toda. Com o surgimento de excursões para a observação da fauna, o que antes era privilégio apenas de pesquisadores vem se tornando, cada vez mais, uma alegria de fácil alcance ao cidadão comum.
A observação da vida silvestre é a prática de observar/contemplar uma área natural ou especificamente alguns de seus elementos da fauna e flora. É um passatempo que cresce no mundo todo, sobretudo no Brasil, país que abriga cerca de 18% da diversidade mundial de pássaros, só para citar um exemplo. Não por acaso, nós nos tornamos um dos grandes destinos de birdwatching do mundo, como é chamada a observação de pássaros. Nada melhor do que viver em um país assim, com tanta biodiversidade, para praticar o respeito e a humildade perante a vida silvestre. É uma ótima oportunidade também para treinar a paciência, já que cada espécie tem seu horário, temporada e local – às vezes de difícil acesso – para aparecer. Aqui, definitivamente, quem dita as regras é a natureza.
A última edição da pesquisa Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo, indicou que “natureza, ecoturismo e aventura” são a segunda maior motivação da vinda de visitantes internacionais ao Brasil. Entre as atividades de maior potencial está a observação da vida silvestre, um segmento que, em 2018, contribuiu com US$ 120 bilhões para a economia global, de acordo com um estudo publicado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês).
Naquele ano, o conselho lançou a Declaração de Buenos Aires, documento com mais de 110 países signatários que se comprometeram, entre outros objetivos, a promover o turismo responsável de vida selvagem e impedir o tráfico ilegal da fauna e flora. De acordo com a entidade, as espécies de animais e plantas são catalisadoras de atividade turística e, por isso, é de interesse do próprio setor apoiar ações que as protejam.
Ao ter a oportunidade de observar um animal ou uma planta em seu habitat, as pessoas passam a ter maior compreensão da importância de conservar e proteger aquelas áreas e espécies, vamos observar o que o Cerrado tem?