Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB/UFMG)
O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB/UFMG) está instalado em uma área com aproximadamente 600.000 m², possui vegetação diversificada e típica da Mata Atlântica, que reúne, além das nativas, espécies exóticas.
O Museu dispõe de um acervo formado por aproximadamente 265.664 itens entre peças e espécimes científicos preservados e vivos (coleção científica de plantas e reserva vegetal) e contextualizados nas áreas da Arqueologia, Paleontologia, Geologia, Botânica, Zoologia, Cartografia Histórica, Etnografia, Arte Popular e Documentação Bibliográfica e Arquivística.
Integrando as áreas citadas também podem ser mencionados livros e periódicos, nacionais e estrangeiros, que se encontram na biblioteca do MHNJB/UFMG, assim como um expressivo conjunto de fotos e de documentos do museu, incluindo aqueles relativos ao Presépio do Pipiripau. Parte desse acervo encontra-se exposto e pode ser visitado.
O museu dispõe ainda de um auditório, de um viveiro de mudas, uma lagoa, um anfiteatro ecológico e um jardim sensorial.
“Dos acervos da Arqueologia, o pré-histórico, formado por milhares de peças, destaca-se pelos restos líticos e esqueletais, como aqueles que integram a Coleção Harold Walter. Mas a maior parte dessas peças ou vestígios foi encontrada em sítios arqueológicos, como nos da província arqueológica de Lagoa Santa, MG, incluindo vestígios daquele sítio onde foi descoberto o crânio mais antigo das Américas, conhecido como “Luzia” e que se encontra depositado em uma outra instituição”.
A exposição Diversidade em contextos arqueológicos indígenas de Minas Gerais ao longo dos últimos 14 mil anos apresenta aos visitantes a antiguidade e a grande diversidade cultural de povos indígenas do Brasil e desenvolve o potencial educativo do rico acervo de materiais arqueológicos produzido pelas pesquisas do Centro especializado em Arqueologia Pré-Histórica do MHNHJB da UFMG.
A exposição apresenta a reprodução de quatro sítios arqueológicos de cronologias diversas (a partir de quatorze mil anos) e com características culturais diferentes, além de um bloco expositivo central com informações sobre alimentação e tecnologias de fabricação de artefatos.
Tipo
Permanente
Horário
Quarta-feira a domingo de 10h às 12h e de 13h às 17h
Agendamento temporariamente fechado.
Atividade lúdico-interativa cujo objetivo principal é instruir os participantes, por meio da Educação Patrimonial, sobre a importância da conservação de bens arqueológicos. Dentro deste contexto, são apresentados aos participantes conceitos básicos de Arqueologia, Patrimônio Cultural e informações relativas à atuação do profissional da ciência da Conservação e Restauração. Ao final da atividade, o participante terá maior esclarecimento acerca do exercício do seu papel de cidadão junto ao Patrimônio Cultural e da necessidade do saber científico para o aprimoramento da preservação dos bens arqueológicos para usufruto das gerações futuras.
Público alvo: Grupos de estudantes e outros
Faixa etária: 8 a 10 anos
Condições: Mediante agendamento e pagamento de taxa de entrada
Número de participantes por turno: 10 a 20 visitantes
Duração: 2h30
Local: Sala de Exposição Temporária 3