Bioeconomia

A sociobiodiversidade do Cerrado é um patrimônio genético, social e econômico que pode e deve gerar o aproveitamento dos recursos biológicos para inseri-los na produção local em cadeias de valor e incorporar os saberes ancestrais que é central para uma apropriação democrática da bioeconomia. 

No 6 de junho de 2024, o governo publicou o Decreto nº 12.044/2024, instituindo a Estratégia Nacional de Bioeconomia. Este decreto visa coordenar e implementar políticas públicas destinadas ao desenvolvimento do setor da bioeconomia em parceria com a sociedade civil e a iniciativa privada. Um dos eixos do decreto é dedicado exclusivamente à bioeconomia e sistemas agroalimentares. O objetivo principal é fomentar atividades econômicas produtivas sustentáveis, promovendo a descarbonização, a agricultura regenerativa e a bio industrialização. 

O decreto define “bioeconomia” como um modelo de desenvolvimento produtivo e econômico que gera produtos, processos e serviços de maneira eficiente, utilizando a biodiversidade de forma sustentável, regenerativa e conservadora. Esse modelo é guiado por conhecimentos científicos e tradicionais, bem como inovações tecnológicas, visando agregar valor, gerar trabalho e renda, e promover a sustentabilidade e o equilíbrio climático. 

#cerrado #bioeconomia #saberesancestrais #agriculturaregenerativa