CEF Boa Esperança, Ceilândia-DF

Durante o segundo semestre de 2021, trabalhando o Cerrado como tema motivador, as turmas de Anos Iniciais foram incentivadas a experimentar, junto a suas famílias, uma técnica ancestral de reflorestamento e plantio de sementes nativas: as bombas de semente.

PREPARAÇÃO

Assim como no plantio, ou qualquer outra ação em nossas vidas, o planejamento é primordial. Nesta página vamos compartilhar um pouco dos bastidores da ação ambiental realizada pelo CEF Boa Esperança.

A ação ambiental partiu da equipe gestora como forma de motivar ou de apoiar o desenvolvimento do Cerrado como tema gerador no Terceiro Bimestre letivo para as turmas de Anos Iniciais e Classe Especial Vespertino.

SENSIBILIZAÇÃO

Professores

Antes de iniciarmos a ação ambiental de caráter pedagógico, em 16/08/2021, fomos agraciados por uma maravilhosa palestra sobre educação para sustentabilidade com a professora Rosângela Corrêa da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e diretora geral do Museu do Cerrado.

O título da palestra foi: Educação Ambiental, que negócio é esse?

Estudantes

Nossos pequenos grandes estudantes estavam retornando de um longo período de aulas remotas e o momento de sensibilização foi muito especial. O objetivo era despertar um olhar diferenciado e trazer à luz os conhecimentos que eles já possuem acerca do Cerrado.

1 – No primeiro momento, o Cerrado virou tema e objeto de algumas aulas.

2 – Porque mais a frente, eles participaram de um jogo cooperativo de perguntas e respostas sobre o nosso bioma. E o prêmio era para todos os participantes… Uma tarde de lanche especial com sorvetes de frutos do Cerrado. (Ideia da professora Rosângela Corrêa, pois, segundo ela, quando sentimos o sabor do Cerrado, passamos a valorizá-lo!).

3 – Chegou o dia do Sorvete!! Em duas tardes distintas (já que os estudantes estavam divididos em 2 grupos por conta da pandemia) os estudantes puderam saborear um delicioso sorvete de frutos do cerrado.

Famílias

As famílias foram sensibilizadas através da participação de seus filhos nas atividades. Talvez tenha sido esse um ponto frágil no planejamento da ação: a sensibilização das famílias para o valor do Cerrado, garantindo o maior engajamento na fase final da ação ambiental.

MONTAGEM, INSTRUÇÕES E ENVIO DOS KITS PARA BOMBAS DE SEMENTE

Foram montados na escola e enviados às famílias, 2 kits com material e instruções para a fabricação e posterior colocação das bombas de semente. Vídeo explicativo também foi produzido e disponibilizado pelo canal do Youtube da Escola (tudo para não ter erro).

O KIT 1 (Ação Ambiental – Parte 1) continha argila, terra adubada, e sementes de árvores nativas do Brasil e especialmente, nativas do Cerrado. Além de um panfleto explicativo para as famílias confeccionarem as bombas de sementes, exatamente no dia do Cerrado (11 de Setembro). Parte das sementes foi coletada na comunidade e outra parte foi adquirida por comércio eletrônico com parceria privada.

O KIT 2 (Ação Ambiental – Parte 2) continha sementes diversas de plantas companheiras e nativas (feijões, leucena, dentre outras coletadas por estudantes na própria escola), formando uma MUVUCA DE SEMENTES que deveria ser lançada junto das bombas no local escolhido pela família. A muvuca é um coquetel de sementes que são plantadas de uma só vez.

OUTRAS AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO

Exposição Bio na Rua

Recebemos nos dias 27/09 e 08/10 a exposição de animais empalhados do projeto Bio na Rua – UnB. O acervo do projeto abrange principalmente plantas e insetos típicos do Centro-Oeste.

Visita à floresta Nacional – FLONA

Falar de natureza, falar de Cerrado e ainda fazer uma visita de campo enriquece o trabalho e a percepção do estudante acerca do tema abordado.

Infelizmente devido às condições climáticas, apenas um grupo conseguiu fazer a saída para a FLONA. Desde o dia do adiamento da visita do segundo grupo até o encerramento das atividades, não houve uma brecha no tempo para o replanejamento da visita. A chuva é uma frequente nesse Novembro e Dezembro de 2021.

PROJETOS, AÇÕES E AVALIAÇÕES DE PROFESSORES

LIGA DEFENSORES DO CERRADO

As professoras Gleyciane Rodrigues (3ºano) e Andreia Araujo (Classe Especial) desenvolveram seus planos de ação para o Segundo Semestre de 2021 com um projeto interdisciplinar, tendo como tema gerador o Cerrado. A ação ambiental encaixou-se no planejamento do projeto.

SEMENTES NO CERRADO

A professora Ana Cristina (5º ano A) promoveu com sua turma um aprofundamento do tema Cerrado, realizando saídas de campo para coleta e separação de sementes, além da confecção e lançamentos de mais bombas de sementes em nascente próxima à escola.

PARTICIPANTES DA AÇÃO AMBIENTAL 2021 – BOMBAS DE SEMENTE

EDLAINE – SERVIDOR TERCERIZADO

ANDREIA – SERVIDOR TERCERIZADO

SANDRA PALMEIRA – ORIENTADORA