Ictinia plumbea (Gmelin, 1788)

Vocalização

Nome(s) popular(es)

Sovi, Gavião Sauveiro, Gavião Pombinha (RS).

História Natural

Ave rapinante comum típica de áreas florestadas. Pode ser visto no interior e na borda das matas, empoleirado em galhos expostos, ou sobrevoando alto em círculos, tanto sozinho quanto em bandos. Também é encontrado em áreas urbanas arborizadas. No Cerrado está presente principalmente nas matas de galeria, matas ciliares e cerradões. Insetívoro, costuma capturar insetos no ar e se alimentar em pleno voo, mas também pode capturá-los em pousados. É um caçador habilidoso, caçando cigarras, libélulas, besouros, formigas e cupins alados em revoada, pegos sobre ou até entre a copa das árvores, com mergulhos dados a partir de voo planado ou de um poleiro. Ocasionalmente também captura aves e pequenos lagartos e cobras no solo, e já foi visto se alimentando dos frutos da Batinga (Eugenia rostrifolia). Pode sobrevoar queimadas a procura de pequenos animais acuados pelo fogo, e seguir grupos de Saguis pela copa da mata, capturando os insetos espantados pelo movimento deles. Faz seus ninhos com gravetos no alto das árvores, pondo de 1 a 2 ovos brancos. Ambos os pais participam da construção do ninho e incubação, e podem reutilizar o ninho mais de uma vez. Pode ser agressivo e territorial com outros gaviões (família Accipitridae), principalmente na estação reprodutiva, entre setembro e dezembro, atacando qualquer invasor que se aproxime do ninho.

Descrição

Mede de 34 a 37 cm de comprimento. Sua coloração é cinzenta, com a região ao redor do olho e as costas mais escuras, asas e cauda negras. Possui a região mais na ponta das asas castanha, e duas faixas brancas na cauda. Seu olho é vermelho e suas patas amareladas. Suas asas são compridas e pontudas. Se parece bastante com o Sovi do Norte, uma ave migratória menos comum, que possui o cinza no geral mais claro, sem as faixas marcadas na cauda e sem as extremidades das asas castanhas, o que ajuda a diferenciá-los.

Distribuição

Possui ampla distribuição pela América do Sul, ocorrendo da Colômbia ao norte da Argentina, em todos os países exceto o Chile e Uruguai. Na América Central e no México ocorre de forma migratória. No Brasil está presente em quase todo o território, sendo porém ausente no interior do Nordeste.

Conservação

Pouco preocupante: não é considerado ameaçado (ICMBio e IUCN), porém suas populações parecem estar diminuindo (IUCN).

Referências

BirdLife International. 2018. Ictinia plumbea. The IUCN Red List of Threatened Species 2018: e.T22695069A130186979. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2018-2.RLTS.T22695069A130186979.en. Downloaded on 15 May 2020.

 

Clements, J. F. (2012). The Clements Checklist of Birds of the World. Cornell: Cornell University Press.

 

Gwynne, J. A., Ridgely, R. S., Argel, M., & Tudor, G. (2010). Guia Aves do Brasil: Pantanal e Cerrado. São Paulo: Horizonte.

 

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. 2018. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. Brasília: ICMBio. 4162 p.

 

Jacomassa, F. A. F. (2011). Observações em um ninho de sovi Ictinia plumbea (Gmelin, 1788) (Falconiformes: Accipitridae) no sul do Brasil. Biotemas, 24(1), 77-82.

 

Loures-Ribeiro, A., Gimenes, M. R., & Anjos, L. (2003). Observações sobre o comportamento reprodutivo de Ictinia plumbea (Falconiformes: Accipitridae) no Campus da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. Ararajuba 11(1), 85-87.

 

Menq, W. (2013). Associação de forrageio entre rapinantes e mamíferos. Aves de Rapina Brasil. Recuperado em 15 de maio, 2020, de  http://www.avesderapinabrasil.com/materias/rapinas_mamiferos.htm>

 

Menq, W. (2018). Sovi (Ictinia plumbea). Aves de Rapina Brasil. Recuperado em 15 de maio, 2020, de http://www.avesderapinabrasil.com/ictinia_plumbea.htm

 

Sick, H. (1997). Ornitologıa brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

 

Silva, J. M. C. da (1995). Birds of the cerrado region, South America. Steenstrupia, 21(1), 69-92.

 

Wikiaves. (2018). Sovi. Recuperado em 15 de maio, 2020, de https://www.wikiaves.com.br/wiki/sovi


Yu, H. (2020). Plumbeous Kite (Ictinia plumbea), version 1.0. In Birds of the World (T. S. Schulenberg, Editor). Cornell Lab of Ornithology, Ithaca, NY, USA. https://doi.org/10.2173/bow.plukit1.01