Paisagismo e Cerrado

O Laboratório de Paisagismos, Floricultura e Arborização Urbana desenvolve projetos de pesquisa e apoio às atividades das disciplinas e projetos de extensão correlatos. Principais linhas de interesse:

– Projeto paisagístico;

– Manejo da flora do Cerrado para uso paisagístico;

– Potencial paisagístico de espécies espontâneas em gramados e ruderais;

– Manejo de árvores do Cerrado para Arborização Urbana;

– Metodologias de diagnóstico, planejamento e intervenção para Arborização Urbana;

PASTORE, J.A Paisagem original das capitais planejadas do cerrado. Paisagem e Ambiente, n.30, p.45-70, 2012. https://www.researchgate.net/publication/276846625_A_Paisagem_Original_das_Capitais_Planejadas_do_Cerrado

 

 

Museu das Flores

Este espaço é dedicado a abarcar as várias formas de interesse e técnicas de cultivo de jardins, além de abrigar uma coleção de plantas ornamentais. É um projeto de paisagismo que vai se desenvolvendo na medida do envolvimento de alunos das disciplinas de Jardinagem e de Paisagismo, assim como da comunidade acadêmica mais ampla e também de pessoas externas: paisagistas e interessados em geral, o que torna possível que a iniciativa vá alargando seus horizontes: flores anuais, bulbosas, tradicionais, frutíferas, medicinais, perfumes, chás, horta, jardins temáticos, mobiliário, orquidário… todas as formas de envolvimento com o jardim nos interessam e vão enriquecendo o projeto inicial.

Contato:

Professor Dr. Júlio Barêa Pastore

E-mail: jbpastore@gmail.com

Telefone: 061 998821080

Instagram:

Julio Barea Pastore (@juliobpastore) 

Jardins UnB (@jardinsunb) 

Este curta-metragem foi produzido durante o segundo ciclo do Jardim de Sequeiro, que contou com a participação de 25 pessoas na equipe, entre estudantes, servidores e público externo à UnB. A equipe trabalhou entre maio de 2021 a abril de 2022. As imagens utilizadas trazem o Jardim em seus vários momentos, assim como o relato do professor Julio Pastore, idealizador e coordenador das atividades.

 

);