Rosa Maria Alves Pereira

Nascida em Uberlândia-MG, Rosa estudou comunicação visual na Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG entre 1981 e 1991. Licenciada em Artes Visuais (1999-2002) e especializada em História da Cultura e da Arte (2005) pela UFMG, cursou o mestrado em Ilustração Científica da Universidade de Évora, em convênio com o Instituto Superior de Educação e Ciências – ISEC, em Lisboa (2009-2011), onde aprendeu técnicas praticamente desconhecidas no Brasil.

Escreveu quatro obras didáticas sobre o tema de sua especialidade, dentre as quais figuram: “Ilustração Zoológica”, publicada em 2016, e “Ilustração Botânica”, publicada em 2018, na cidade de Bogotá (Colombia), além de outras publicações científicas. A partir de 2005, vem ministrando cursos, com destaque, no âmbito desta atividade, para a coordenação do Programa de Ilustração Científica da UFMG (2005-2015). Nesse processo de trabalho, ressalta-se, também, a sua atuação como curadora de exposições em diversos salões brasileiros. Dentre as inúmeras exposições realizadas, destaca-se a exposição individual na Quinta das Conchas, em Lisboa (2010) e a exposição coletiva no Carrossel do Louvre em outubro de 2015, em Paris.

Tudo o que há no Cerrado me sensibiliza. Até o seu cheiro que lembra a minha infância. Nascida no Triângulo mineiro, nos anos 1960, pude conhecê-lo praticamente intacto. Passava as minhas férias escolares nas fazendas dos parentes de meus pais. Andar pelo pasto a catar gabiroba e subir em árvores eram as diversões preferidas dessa menina feliz, que até hoje carrego comigo. Mesmo com o atravessar do tempo por algumas décadas, empurrando-me para outras idades e tantas outras cidades, quando viajo pelo Cerrado, sou invadida pela sensação de estar em casa, desfrutando a emoção de me sentir parte desse maravilhoso bioma brasileiro.

E-mail: rosalvesp1@gmail.com