Marcos Silva Ferraz

2021_08_23_Sistemas-biogeográficos_Ilustração-científica_Marcos-Ferraz

Marcos Antônio S. Silva Ferraz, Dr. rer. nat. possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1984), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) também pela Universidade de Brasília (1988) e doutorado na área de Imunologia Molecular pela Universität Stuttgart/Max Planck Institut – Martinsried (1994).

 

É Professor Associado IV da Universidade de Brasília e professor convidado do curso de Formação em Ilustração Científica da Universidade de Aveiro, em Portugal.  Na UnB criou e coordena o Núcleo de Ilustração Científica do Instituto de Ciências Biológicas, desde 1999.

 

Em 2001 foi premiado pelo Margaret Mee Amazon Trust com uma bolsa de especialização em Ilustração Botânica no Royal Botanical Gardens, Kew, Londres.

 

Possui obras em diversas coleções públicas e particulares nos EUA, Alemanha, Inglaterra, África do Sul e Brasil.

 

Atualmente coordena o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO- UnB). Ele concentra sua atuação nas áreas de: Ilustração Científica (Ilustração em Zoologia e Botânica), bem como a Comunicação e Divulgação Científica. 

Morar em Brasília é estar no coração do Cerrado. Desde que me mudei para Brasília, o Cerrado é fonte de inspiração. No começo eu achava o Cerrado estranho, árvores tortas, secas, mas aos poucos fui aprendendo a entender sua beleza, suas particularidades. Durante meu curso de Biologia na UnB, aprendi sua história, entendi sua resiliência, e tomei conhecimento das ameaças que o rondam permanentemente. Sua área está diminuindo a um ritmo alarmante. Por meio da minha arte procuro chamar a atenção das pessoas para sua beleza, a fim de mostrar que com sua destruição aquelas espécies também desaparecerão. É responsabilidade de todos cuidarmos deste enorme patrimônio florístico e faunístico para nós e para as gerações futuras.

E-mail: markus63@gmail.com

Telefone: (61)99984-3562

Website: https://marcosilvaferraz.com.br/

Conheça mais de seu trabalho em sua rede social: