João Eudes

Natural de Barbalha (CE), João vem se dedicando, vida afora, à paixão maior: o desenho. Vocação que o transportou ao curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Regional do Cariri – URCA, graduando-se em 2017. Na sequência, o artista buscou a paleoarte como objeto de pesquisa de sua monografia, em estudo aprofundado dos conceitos de “ilustração científica”. Após a graduação, dedicando-se profissionalmente ao trabalho de ilustração, voltou-se para as espécies do período Cretáceo da Bacia do Araripe, onde realiza, no Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens (MPPCN), um trabalho voltado para a extensão universitária da especialidade de paleoarte, por rejeitar a dedicação exclusiva ao conhecimento paleontológico. Anunciado o curso de ilustração botânica, ministrado pela professora Rosa Maria Alves Pereira, João Eudes identificou a oportunidade do aprendizado de outra esfera de conhecimento da ilustração científica, a ser integrado ao seu currículo, onde, para seu orgulho, também figura a ilustração de plantas nativas encontradas no quintal de sua casa.

Nasci e cresci enredado na vida simples de sitieiro, e nessa vivência aprendi com meu pai a identificar a biodiversidade típica da região do Cerrado. Com a maturidade, passei a descobrir as riquezas do lugar que habito, o que levou-me a dar maior atenção às coisas da minha terra, do meu lugar de origem.

Nesse processo, movido pelo conhecimento do Cerrado como bioma predominante na região, venho atuando de forma construtiva para preservar sua fauna e flora. Atuação que conduziu-me ao hobby de, anualmente, plantar mudas de árvores nativas na minha propriedade, a cada estação de chuva. Foi assim que o entorno da Chapada do Araripe transformou-se no meu laboratório de pesquisa e no lugar que mais amo no mundo.

Como a minha dedicação à arte não se atém, exclusivamente, ao conhecimento paleontológico, quando me deparei com o anúncio do Curso de Ilustração Botânica ministrado pela professora Rosa Maria Alves Pereira, reconheci nele a oportunidade de aprender mais sobre outra esfera de conhecimento que, em muito, acrescentará valor artístico e científico ao meu atual trabalho: a ilustração de plantas nativas encontradas no quintal da minha casa.

E-mail: joaoeudin@gmail.com

(61) 98102-8895