Ivani Coutinho

Autodidata, a ilustradora e artista plástica Ivani Coutinho iniciou sua carreira artística em 1991. Natural de Nova América – Go . Teve várias participações em exposições individuais e coletivas suas pranchas aquareladas já ilustraram calendários, agendas e folder’s e cartazes de4 conceituadas instituições como a EMBRAPA, UNB, SEBRAE e SC – GDF.

A artista se rendeu aos encantos da vegetação nativa do bioma cerrado percorrendo seus mais variados habitat’s. Reconhecida pelo apuro e delicadeza de sua técnica e o constante contato com a rica biodiversidade de cores e formas somente encontradas no cerrado, fez com que ela pudesesse ilustrar cada espinho, nervura e pétala com rigorosa exatidão cientifica!

O trabalho de Ivani Coutinho ao aliar o conhecimento dos espécimes vegetais do cerrado à plasticidade,à beleza ímpar desses elementos hoje em constante risco de eliminação cria um acervo artístico da mais alta qualidade, mas sobretudo atinge in tensamente a sensibilidade humana, favorecendo o surgimento dessa consciência e traçando um dos caminhos possíveis para que as futuras gerações possam desfrutar da vida e do ambiente natural como ainda o conheçemos.

Sua meta é chamar a atenção para a preservação do que ainda resta das maravilhas do bioma. Ela acredita que uma parte dessa biodiversidade poderá ser de alguma maneira imortalizada por meio de suas ilustrações. Ivani difunde a arte da ilustração em worshop’s e cursos de introdução à tencnica na Asibama – Associação dos Servidores do Ibama Sede e em seu Ateliê Garden Nature – Polo Verde – Aréa Especial 02 Box 4 – Lago Norte – Brasília – DF

Texto: Dra. Carolyn Elinore. Barnes Proença – Departamento de Botãnica da UNB.
 

 

E-mail: ivani.coutinho@gmail.com