Palmeiras do Cerrado

Pertencentes a família Arecaceae (Palmae), as palmeiras são plantas monocotiledôneas, lenhosas, formando um grupo de plantas com morfologia muito característica, que permite sua identificação facilmente. 

As palmeiras são importantes para o homem, como fornecedoras de produtos, principalmente os alimentícios e também para a fauna, fornecendo abrigo e alimentação. Algumas espécies são de interesse paisagístico, por apresentarem grande diversidade de forma e tamanho das folhas e pela beleza de seus caules que podem ser revestidos por espinhos, fibras ou por bases remanescentes do pecíolo de folhas caídas (LORENZI et al., 1996). Então, apesar de serem consideradas espécies das mais relevantes entre os grupos vegetais de importância econômica regional, tornando essenciais para o sustento destas comunidades, também são magnificas e apresentam grande potencial ornamental.

Referência: LORENZI, H., SOUZA, H.M., MEDEIROS-COSTA, J.T., CERQUEIRA, L.S.C. & VON
BEHR, N.. Palmeiras no Brasil Nativas e Exóticas. Nova Odessa. Editora Plantarum: 1996. 

 

 

Possui cerca de 2500 espécies e 500 gêneros, sendo que 200 espécies e 39 gêneros são encontrados no Brasil. A maior ocorrência de gêneros e espécies verifica-se nas regiões tropicais da Ásia, Indonésia, Ilhas do Pacífico e Américas (LORENZI et al., 2004), podendo ser encontradas em orlas marítimas e até regiões interioranas, inclusive as de grande altitude. As palmeiras possuem distribuição principalmente tropical e subtropical (MARTINS & FILGUEIRAS, 2006).  Para o Cerrado o número de gêneros varia entre 12 e 14, e o número de espécies entre 29 e 88 (Lorenzi et al. 2010).

Referências: LORENZI, H. et al. Palmeiras brasileiras e
exóticas e cultivadas. Nova Odessa:
Instituto Plantarum, 2004. 416p.

LORENZI, H.; KAHN, F.; NOBLICK, L. R.; FERREIRA, E. Flora brasileira: Arecaceae (palmeiras). Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2010.

MARTINS, R. C.; FILGUEIRAS, T. S. Arecaceae. In: CAVALCANTI, T. C. (ORG.) Flora do Distrito Federal, Brasil. 2006.

);