Cecropia pachystachya

Nome popular

Embaúba

Características do fruto

A embaúba apresenta inflorescências em densas espigas cilíndricas estreitas e axilares, com muitas flores diminutas protegidas por brácteas. Os frutos são pequenas drupas reunidas em espigas em forma de dedos, pendentes e ligeiramente carnosas.

Habitat e distribuição

Savânico e florestal, em Cerrado Típico, Mata Seca e de Galeria. Domínios: Cerrado, Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal.

Relação animal/planta

Por haver numerosas sementes por infrutescência, sua taxa de germinação natural é baixa, o que sugere que a espécie necessite de indutores de germinação, pois no ambiente natural as plantas possuem uma forte relação mutualística junto aos vertebrados que se alimentam de seus frutos e dispersam suas sementes. As espécies do gênero Cecropia estão entre as plantas que oferecem alimento abundante durante o ano todo (Pilon; Udulutsch e Durigan, 2015), sendo utilizada como importante recurso alimentar pelas aves (Santos et al., 2017). Essas aves, além de quebrarem a dormência das sementes de Embaúba que passam por seus tratos digestórios, contribuem para a recomposição da vegetação em áreas degradadas porque migram entre áreas mais distantes, depositando sementes ao longo do deslocamento.

Conheça as espécies de animais que consomem seus frutos

 

Família

Espécie

Nome popular

    Aves

Tyrannidae

Myiarchus ferox

Maria-cavaleira

Tyrannidae

Pitangus sulphuratus

Bem-te-vi

Mimidae

Mimus saturninus

Sabiá do campo

Psittacidae

Forpus xanthopterygius

Tuim

Thraupidae

Tangara sayaca

Sanhaçu-cinzento

Thraupidae

Tangara cayana

Saíra-amarela

Turdidae

Turdus leucomelas

Sabiá-barranco

Thraupidae

Dacnis cayana

Saí-azul

Ramphastidae

Ramphastos toco

Tucano

Psittacidae

Brotogeris chiriri

Periquito-de-encontro-amarelo

Referências

BOCCHESE, Ricardo Anghinoni et al. Germinação de sementes de Cecropia pachystachya Trécul (Cecropiaceae) em padrões anteriores e posteriores à passagem pelo trato digestório de aves dispersoras de sementes. Revista de Biologia e Ciências da Terra, Campo Grande, v. 8, n. 2, p. 19-26, 2008.

 

GONÇALVES, G. L.; VITORINO, B. D. Comportamento alimentar de aves em Cecropia pachystachya Trécul (Urticacea) em um ambiente urbano no município de Luz, Minas Gerais, Brasil. Biota Amazônia, v.4, p.100-105, 2014.

 

KUHLMANN, Marcelo. Frutos e sementes do Cerrado: espécies atrativas para a fauna. Volumes I e II, Brasília, 2018.

 

PILON, N.A.L.; UDULUTSCH, R.G.; DURIGAN, G. Padrões fenológicos de 111 espécies de Cerrado em condições de cultivo. Hoehnea, v. 42, n. 3, p. 425-443, 2015.

 

SANTOS, Robson Geraldo dos et al. Frugivoria por aves em Cecropia pachystachya Trécul (Urticaceae) em uma área verde urbana de Passos – MG. Biodiversidade, v. 16, n. 3, p. 16-26, 2017.

);