Mauritia flexuosa

Nome popular

Buriti

Características do fruto

O buriti é uma palmeira de até 30 m de altura. Os frutos são do tipo drupa, cobertos por escamas sobrepostas, avermelhado quando maduro, carnosos e com polpa amarela.

Habitat e distribuição

Savânico e florestal, em Vereda, Mata Ciliar e Mata de Galeria, próximo a nascentes. Domínios: Cerrado, Amazônia e Caatinga.

Relação animal/planta

O buriti tem um papel importante para muitos animais justamente em épocas nas quais outros recursos são escassos. Um bom dispersor é aquele que leva as sementes para longe da planta mãe mas que ainda assim permaneça dentro do habitat em que ela ocorre. As aves da família Psittacidae são dispersoras eficientes, pois não estragam a semente quando se alimentam, visitam constantemente o buritizal para se alimentar, têm a capacidade de carregar a semente e eventualmente a depositam num lugar propício para a germinação (Villalobos, 1994). Dentro os mamíferos, a anta possui maior probabilidade de ser uma eficiente dispersora de sementes pois a passagem das sementes por seu trato digestivo contribui para uma germinação mais rápida (Villalobos, 1994).

Conheça as espécies de animais que consomem seus frutos

 

Família

Espécie

Nome popular

Mamífero

Tapiridae

Tapirus terrestris

Anta

 

 

Aves

Psittacidae

Orthopsittaca manilatus

Maracanã-do-buriti, Maracanã-da-cara-amarela

Psittacidae

Ara ararauna

Arara-canindé, Arara-azul-do-papo-amarelo

Psittacidae

Amazona aestiva

Papagaio, Papagaio-cabeça-azul

Referências

KUHLMANN, Marcelo. Frutos e sementes do Cerrado: espécies atrativas para a fauna. Volumes I e II, Brasília, 2018.

 

VILLALOBOS, Manrique Prada. Guilda de frugívoros associada com o buriti (Mauritia flexuosa: Palmae) numa vereda no Brasil Central. 1994. 99 f. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Ecologia, Universidade de Brasília, Brasília, 1994.

 

);