Materiais sobre as Aves do Cerrado

Localizada no coração da América do Sul, a Chapada dos Veadeiros contempla diversas áreas protegidas: a Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Reservas Particulares do Patrimônio Natural, Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga e Terra Indígena Ava-Canoeiro. Com altitudes variando entre 500 a 1676 m, na região do Pouso Alto, é considerado o ponto mais alto do Planalto Central e do Estado de Goiás.

 

A Chapada dos Veadeiros possui alta relevância ambiental e apresenta uma rica avifauna do Cerrado, com cerca de 380 espécies registradas em um mosaico de paisagens campestres, savânicas e florestais. Dentre as várias espécies classificadas como endêmicas e ameaçadas de extinção, e que possuem registro na região, destaca-se o pato-mergulhão (Mergus octosetaceus), o “Embaixador das Águas Continentais Brasileiras” e uma das mais ameaçada das Américas.

 

Nesta primeira edição do Guia de Aves da Chapada dos Veadeiros você poderá identificar 121 espécies de aves comuns do Cerrado e as ameaçadas de extinção, em sua visita nos diversos locais da região. Seu formato leve e prático vai deixar sua passarinhada muito mais interessante!

DADOS TÉCNICOS:

Título: Guia Aves Chapada dos Veadeiros
Realização: Flávia Cantal, Fernando Previdente e Gislaine Disconzi
Ano: 2020
Edição: primeira
Editora: Editora Giovanka
Cidade/UF: Santo Amaro da Imperatriz/SC
Idioma: português/inglês
Assunto: Aves, guia de identificação, Aves do Cerrado, Chapada dos Veadeiros
Encadernação: Folheto
Nº de páginas: 10
Venda:
https://loja-de-passarinho.lojaintegrada.com.br/guia-de-bolso-aves-da-chapada-dos-veadeiros

Cartaz de Aves do Cerrado - IBRAM

Para ter acesso ao documento em alta resolução, clique no botão abaixo:

Cartaz de Aves dos Parques do DF - IBRAM

Para ter acesso ao documento em alta resolução, clique no botão abaixo:

Renato Rizzaro, fotógrafo e designer desde os anos 70 e Gabriela Giovanka, educadora infantil e administradora, criaram a Roda de Passarinho em 2001. A partir de então, levam o universo das aves a quem queira conhecê-las, admirá-las e respeitá-las.

Para saber mais: http://rodadepassarinho.blogspot.com

Para saber mais sobre a expedição que eles fizeram pelo cerrado, dê uma olhada nesta publicação: https://avecerrado.blogspot.com/2014/12/expedicao-cerrado.html   

Essa iniciativa já publicou sete guias sobre as espécies mais emblemáticas dos principais biomas, entre eles, o Cerrado.

Quem quiser adquirir, este cartaz, é só entrar na loja do projeto: https://loja-de-passarinho.lojaintegrada.com.br/