Gênero Mico

O gênero Mico conta com a classificação de 14 espécies e surge da divisão do gênero Callithrix (os saguis). Possuem um sistema de acasalamento poligâmico e poliândrico, ou seja, uma única fêmea acasala com vários machos. Além disso, se destacam no grupo dos primatas neotropicais pela ocorrência de gêmeos e pelo sucesso na criação dos filhotes devido aos fatores como: transporte dos filhotes, proteção contra predadores e a partilha de alimentos e brincadeiras.

Fonte: 

Rylands, AB, Mittermeier, RA & Wallace, RB 2008. Mico melanurus . A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN 2008: e.T136294A4270667.

Quinlank, K. C. Black-tailed marmoset, Mico melanurus. New England Primate Conservancy, 2020.

Conheça a espécie que ocorre no Cerrado

Mico melanurus, (É. Geoffroy em Humboldt, 1812)

Nome(s) popular(es):

Sagui-marrom e sagui-do-rabo-preto.

Características físicas:

O Mico melanurus é reconhecido por ser um animal de pequeno porte, medindo aproximadamente 23 cm e pesando 273 a 453 g, com uma pelagem marrom-escuro na parte posterior das costas e a cauda preta (Figura 1), por isso, é popularmente chamado de sagui-de-rabo-preto.

Ecologia:

O grupo varia entre 4 a 15 indivíduos, mantendo um sistema de acasalamento diversificado em poligâmico e poliândrico. Os Micos melanurus são diurnos e arborícolas, normalmente defendem áreas de cerca de 10 a 40 hectares e se locomovem a partir de saltos curtos entre os galhos, sendo que os saltos são auxiliados por suas garras longas e curvas.  A dieta do M. melanurus é composta de frutas, néctar, presas de animais pequenos e principalmente exsudatos de plantas (gomas, seiva e látex), sendo estimulados também com o auxílio de suas garras.

Para que seja possível estimular o fluxo de gomas das plantas, o Mico melanurus, assim como as outras espécies do gênero Mico, dispõe de uma particularidade que o destaca entre outros primatas neotropicais, pois apresenta garras modificadas ao invés de unhas, o que possibilita arrancar troncos e galhos.

Distribuição geográfica:

No Brasil, essa espécie ocorre no Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Além disso, é a única espécie do gênero Mico que ocorre fora do Brasil, portanto, não é endêmica às florestas brasileiras, ocorrendo também no Paraguai e na Bolívia.

Status de conservação e Ameaças:

Menos preocupante (LC): porém, corre risco de uma maior redução populacional. Atualmente, a redução populacional dessa espécie vem diminuindo em 20 a 30%, devido principalmente às ações humanas, como: incêndios, assentamentos rurais, agricultura, pecuária, expansão urbana, perda, fragmentação, redução de habitat, matriz energética e rodoviária (ICMBio).

Referências:

Rylands, AB, Mittermeier, RA & Wallace, RB 2008. Mico melanurus . A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN 2008: e.T136294A4270667.

 

QUINLAN, K. C. Black-tailed marmoset, Mico melanurus. New England Primate Conservancy, 2020.

);