Gênero Callithrix

O gênero Callithrix apresenta seis espécies de primatas, todas endêmicas do Brasil, sendo que três dessas espécies ocorrem no Cerrado. O gênero é dividido em dois grupos, o grupo aurita (Callithrix aurita e C. flaviceps) nativo da Mata Atlântica e o grupo jacchus (C. geoffroyi, C. jacchus, C. kuhlii, C. penicillata) encontrado nos biomas de Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga.

 

Os saguis são animais de pequeno porte, vivem em grupos familiares de aproximadamente 10 indivíduos composto pelo casal reprodutivo e seus descendentes. Apresentam uma ampla plasticidade ecológica, ocorrendo em vários tipos de florestas, bem como em ambientes degradados e áreas urbanas.

 

Os saguis também apresentam uma plasticidade adaptativa em relação à sua dieta o que lhes permite habitar diferentes ambientes. Eles são oportunistas e generalistas, o que significa que sua dieta é bastante diversa e é formada de acordo com a disponibilidade dos recursos e das mudanças sazonais.  

 

Os saguis se alimentam de frutas, insetos, pequenos vertebrados, ovos de aves, néctar, broto de folhas, folhas novas e exsudato de plantas que chega a compor 70% da sua dieta. Podemos classificá-los primariamente como exsudatívoros (gomívoros), no entanto, a proporção de consumo dos demais itens da dieta estão relacionados com a disponibilidade espacial e sazonal, além do seu valor nutricional. Esse recurso alimentar é uma rica fonte de energia para esses animais, especialmente no período de seca. O uso do exsudato vegetal como alimento aumenta as chances de sobrevivência desses animais em áreas antrópicas e em pequenos fragmentos.

Fonte:

Miranda, G. H. B. & Faria, D. S. (2001). Ecological aspects of black-pincelled marmoset (Callithrix penicillata) in the cerradão and dense cerradão of the Brazilian Central Plateau. Braz. J. Biol., 61, 397–404.

Vilela, A. A. & Del-Claro, K. (2011). Feeding Behavior of the Black-Tufted-ear Marmoset (Callithrix penicillata) (Primata, Callitrichidae) in a Tropical Cerrado Savanna. Sociobiology, 58(2), 1–6.

Conheça os representantes cerratenses!

);