Coleções Entomológicas

Coleções entomológicas são pequenas amostras da diversidade de insetos, e através dela é possível propor estratégias voltadas à conservação da biodiversidade, ao combate de doenças, a perdas e ganhos na agricultura e à educação ambiental. A catalogação e os estudos relacionados aos insetos dependem de técnicas apropriadas de coleta, transporte e armazenamento, e a utilização de exemplares da natureza é regulada pela legislação, que deve ser conhecida por estudantes e profissionais da área.

Finalidades e Importância

As coleções biológicas constituem-se de materiais biológicos (organismos ou partes desses) devidamente tratados, conservados, organizados e sistematizados. A sistematização dos dados permite ampliar o suporte para algumas atividades de pesquisa que, de certo modo, estão sendo consolidadas no Brasil, tais como:

Patrimônio Memorial

As coleções entomológicas devem ser vistas como patrimônio memorial da diversidade biológica do País, sendo banco de dados essenciais para o desenvolvimento científico, tecnológico e para a segurança nacional. Além disso, as coleções entomológicas são uma amostra da biodiversidade, cuja perda, por diversas razões, é um fato preocupante em todos os biomas brasileiros e no mundo.

Embrapa Cerrados

A diversidade entomológica da Região do Cerrado é ainda desconhecida, mas pode ser estimada em mais de noventa mil espécies. A Embrapa Cerrados dispõe de uma coleção representativa de insetos exclusivos da região compreendendo aproximadamente 50 mil exemplares e 15 mil espécies. O propósito de se manter essa coleção tem sido o de reunir informações referentes à biodiversidade da fauna entomológica com seus dados associados, tais como, local e época de ocorrência, biologia e plantas hospedeiras, tanto de pragas como de outros elementos dessa importante fauna.

 

Embrapa Cerrados – Coleção entomológica da Embrapa Cerrados, Lepidopterahttps://www.embrapa.br/cerrados/colecao-entomologica/

Fonte: https://www.embrapa.br/cerrados/colecao-entomologica

Referências Bibliográficas

 

CAMARGO, A. J. A.; OLIVEIRA, C. M.; FRIZZAS, M.; Sonoda, K. C.; Corrêa, D. C. V. Coleções Entomológicas: Legislação Brasileira, Coleta, Curadoria e Taxonomia para as Principais Ordens. 1ª ed. Brasília: Embrapa, 2015. 130 p

 

CAMARGO, Amabílio José Aires de et al. Coleções entomológicas: legislação brasileira, coleta, curadoria e taxonomias para as principais ordens. Brasília, DF: Embrapa Cerrados, 2015. Disponível em: https://www.embrapa.br/cerrados/colecao-entomologica/curadoria. Acesso em: 05. Ago. 2021.

Coleção Entomológica do Jardim Botânico de Brasília

O Jardim Botânico de Brasília possui uma coleção entomológica com cerca de 880 espécimes de diferentes gêneros e ordens em processo de tombamento, que permite o intercâmbio de materiais e informações com outros pesquisadores, sempre focado na conservação do Cerrado. Parte dessa coleção está exposta no Espaço Ciência do JBB. Outra parte se encontra armazenada em armários entomológicos.

 

O Espaço Ciência é aberto ao público de terça a domingo, de 9h às 17h. Venha conhecer de perto os diferentes espécimes que compõem a coleção etimológica do JBB.

 

 

Veja em: https://www.jardimbotanico.df.gov.br/jbb-possui-colecao-entomologica-com-cerca-de-880-especimes/

);