RISOTO DE PEQUI COM CARNE DE SERENO

“Fiz este risoto, publiquei as fotos nas redes sociais, e foram muitos pedidos de receita e explicações, por exemplo, sobre o que é carne de sereno. Pois bem, a carne de sereno, muito apreciada por aqui, nada mais é que uma carne temperada com sal grosso, colocada para escorrer depois que o Sol se põe e retirada antes do raiar do dia (ou seja, é uma carne de sombra).
Pois bem, para esta receita, ou para qualquer outro uso, a carne de sereno deve ser preparada na véspera (já escorrida, pode ser congelada). Gosto de fazer com lagarto ou coxão duro, mas pode ser outra, de acordo com a preferência. Dito isso, vamos lá!”
(Lúcia Resende)
INGREDIENTES
200 gramas de carne de sereno;
2 xícaras de arroz arbóreo;
1 cebola média;
5 a 6 caroços de pequi;
50 gramas de queijo parmesão ralado;
2 dentes de alho;
3 colheres de azeite;
1 colher cheia de manteiga gelada;
Sal;
Pimenta-de-cheiro;
Pimenta-do-reino ;
Alho-poró (aproximadamente 1 ½ kg);
MODO DE FAZER
Corte a carne em cubinhos, passe água fervendo e escorra. Em seguida, amasse o alho e a pimenta-de-cheiro com um pouco de sal e corte a cebola em cubinhos pequenos.
Em uma panela, coloque o azeite, doure o alho e acrescente a cebola, em seguida a carne e a pimenta-do-reino. Refogue bem, pingando água, até que a carne esteja macia. Junte o pequi, o arroz arbóreo, sal, e refogue bem.
Depois, vá colocando água aos poucos, mexendo sempre, até que o arroz fique “al dente” e bem cremoso. Acrescente o alho-poró, o parmesão, regule o sal.
Desligue o fogo, junte a manteiga gelada e mexa bem. Está pronta a delícia!