Rancho Aguilhada Pousada

Hoje é impensável o desenvolvimento do ensino de Ciências Naturais, Geografia e outras disciplinas sem o planejamento de trabalhos de campo que sejam articulados às atividades de sala de aula. Esses trabalhos contemplam visitas planejadas a ambientes naturais, a áreas de preservação  ou conservação, áreas de produção primária (plantações). Esse método é muito rico e deve ser utilizado de forma a trazer para o cotidiano  conteúdos que, a princípio, podem parecer estanques e distantes dos alunos. Visando colaborar nesse enriquecimento das atividades curriculares, a Pousada  Rancho Aguilhada abre suas portas para proporcionar ao aluno condições de observar, vivenciar e perceber os fenômenos da realidade, abordados pelo estudo de temas transversais.

A Colônia Agrícola Aguilhada está localizada numa depressão da encosta Sul e Chapada Sarandi, próxima das bacias hidrográficas Amazonas e Paraná. A região integra a bacia do Rio São Bartolomeu no Distrito Federal, abrigando várias nascentes e quatro córregos dos quais três nascem na região Aguilhada, o Quilombo, Gamelas e Aguilhada. Antigamente a região era um quilombo e existia muitas olarias pois a terra barrenta propiciava a fabricação de tijolos. Essas olarias tiveram participação grandiosa na construção de Brasília. Hoje ainda existem algumas delas em funcionamento. Anos atrás parte da área dessa região foi desmatada por empresas para o plantio de eucaliptos, pinheiros e mangueiras ocasionando um grande impacto ambiental, pois foi desmatada grande área do Cerrado, com isto varias nascentes foram soterradas, os córregos assoreados e o desaparecimento da fauna nativa. Hoje já não existem os eucaliptos, mangueiras e pinheiros que foram cortados e a área foi ocupada por movimento de reforma agrária.

No ano de 1986 realizando um sonho de toda a família de morar no campo o casal Ribeiro de Castro comprou a tão sonhada chácara nessa região Aguilhada, com muitos problemas de impacto ambiental, pois o antigo proprietário era criador de gado, para fazer campos de pastagem desmatou grande área do cerrado da chácara, prejudicando a nascente a fauna e flora nativa. Com muita dedicação os novos proprietários fizeram o reflorestamento com vegetação nativa, desobstruiram toda a nascente onde estava servindo para depósito de lixo, reflorestaram também todo o seu leito, retiraram construções que estavam na margem do córrego. O trabalho ainda hoje continua dentro da chácara e em seu entorno. Como estão sempre preocupados com a sustentabilidade, reuniram a comunidade para que engajassem no processo de revitalização das nascentes, córregos e cerrado, conseguiram colocar energia rural na região e no Rancho que até então não existia, fizeram um grande trabalho social em parceria com órgãos públicos e privados (EMATER, Senar, Sebrae, Siv água e São Bartolomeu Vivo)

Reconhecer a relação do homem com o ambiente e com outros seres vivo;
Identificar as ações humanas que ameaçam o equilíbrio do meio ambiente;
Identificar a diferença entre paisagem urbana e rural;
Identificar as principais atividades realizadas no campo e as formas de trabalho; e
Avaliar a importância da água para a vida do planeta.

Objetivo – Conhecer e participar do processo de fabricação da farinha.
Local – Casa da Farinha
Duração - Longa
Dinâmica – Com a orientação do instrutor os alunos participarão do processo de fabricação da farinha, onde eles conhecerão o plantio e farão a colheita da mandioca para o preparo da farinha, irão descascar, lavar, ralar, colocar de molho, colocar para secar e fazer a farinha.

Objetivo – Conhecer e participar do manejo dos animais.
Local – Galinheiro
Duração – Curta
Dinâmica – Com a orientação do instrutor os alunos farão o tratamento dos animais, galinhas, galos e pintos, com milhos, ração e água, colherão os ovos, bem como fazer também a limpeza dos recipientes de água e ração. Os alunos farão a observação através do ovoscópio se os ovos estão bons para consumo e se estão galados para serem chocados.

Objetivo – Observar características variadas das águas existentes no Rancho e imaginar uma apresentação para o tema.
Local – Visita à cascata, à represa, à nascente e à piscina.
Duração – Curta
Dinâmica – Com a ajuda do instrutor, os alunos observarão detalhadamente a água da cascata, represa, nascente e piscina a fim de compará-las. Em seguida, trabalhar o conceito de limpa e de água própria para consumo. No final da conversa informal os alunos farão uma apresentação sobre o tema.

Tel: (61) 9 9852-2107 / 9 9983-1113 (Fernando)

Endereço: Rod. Br 251 Km 34/35 - Colônia Agrícola

Aguilhada - São Sebastião- Distrito Federal

Site:https://ranchoaguilhada.wixsite.com/ranchoaguilhada