O jogo da Biodiversidade

O Ministério do Meio Ambiente vem desenvolvendo, desde 1996, dentro da Secretaria de Biodiversidade e Florestas, o Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira – PROBIO. Esse projeto tem como objetivo identificar ações prioritárias para a conservação e uso sustentável da biodiversidade, apoiando subprojetos que promovam parcerias entre os setores público e privado, gerando e divulgando conhecimentos e informações sobre a diversidade biológica brasileira.

Os subprojetos, 144 ao todo, abrangem uma gama de temas que passam por uma avaliação, sob critérios, que vão de áreas e ações prioritárias para conservação da biodiversidade dos biomas brasileiros, fragmentação de habitats, relação entre biodiversidade e as comunidades tradicionais no Brasil, manejo de espécies ameaçadas, uso sustentável da biodiversidade no entorno de Unidades de Conservação, até temas atuais como os prognósticos sobre os efeitos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade, entre outros.

Uma das grandes preocupações deste Ministério é fazer chegar o saber adquirido por meio do desenvolvimento desses subprojetos aos estudantes, aos tomadores de decisões, aos pesquisadores, enfim, ao grande público, e assim temos investido em publicar livros que possam contribuir para o conhecimento e o uso sustentável da biodiversidade brasileira.

Em 2006, almejamos mais. Almejamos levar o conhecimento gerado aos professores e, por meio deles, às crianças brasileiras. Para isso foi preparado um material com temas atuais, exemplos brasileiros e conteúdos adequados à nossa realidade. Essa ideia, concebida no âmbito do PROBIO, com a colaboração da Diretoria da Educação Ambiental deste Ministério e do Ministério da Educação (pela sua Gerência de Educação Ambiental), virou desafio e foi lançado à comunidade científica.

A Universidade de Brasília atendeu e elaborou o formato e o conteúdo do presente material. Este é um trabalho inédito no âmbito deste Ministério e foi realizado a muitas mãos, mentes e, sobretudo, corações. Ele chega agora a vocês e esperamos que, em futuro breve, muitos e muitos educadores e crianças conheçam mais e se orgulhem desse imenso e diversificado patrimônio natural, social e cultural que recebemos; que ampliem sua sensibilidade às diferenças inerentes à diversidade e que usufruam com responsabilidade de nossas riquezas naturais. Apresentado por Marina Silva – Ministra do Meio Ambiente.

 

http://www.bibliotecaflorestal.ufv.br/handle/123456789/9966

);