Aves do Campus da UnB

As aves há muito atraem a atenção do homem, despertando nele um enorme fascínio e admiração. Estes animais encantam pelas suas variadas cores, pelos belos cantos e pela incrível capacidade de voar, fato que deu asas à imaginação humana. Esta exposição é um convite à observação das aves e utilização desta atividade como ferramenta pedagógica por parte dos educadores, o que possibilita não só conhecer de forma prática esta classe de animais, mas também complementar o processo de ensino e aprendizagem em diversos campos da Biologia, diante da vasta conexão que estes organismos possuem com os outros animais, plantas, e meio ambiente.

O campus da Universidade de Brasília é um belo viveiro a céu aberto onde está presente uma notável diversidade de aves, com uma quantidade de área verde significativa entre os prédios, com um mosaico de espécies nativas da flora do Cerrado e diversas espécies exóticas utilizadas nos projetos paisagísticos, além de importantes remanescentes naturais de vegetação nativa que compõe o Arboreto o Centro Olímpico e o Parque Vivencial da Enseada.

Em sua nova forma ampliada, “As Aves do Campus” traz em seu acervo, fotografias ilustrativas de espécies de aves baseadas em informações de estudos realizados desde os anos 90. Muitas delas certamente não ocorrem mais no local, ou têm ocorrência rara, mas são aqui retratadas como estímulo à olharmos para esta diversidade e sua vulnerabilidade com o devido cuidado.

O conteúdo é aqui apresentado de forma interativa, com caráter lúdico, educativo e científico, possibilitando sua utilização como material didático digital nas escolas em diversas etapas do ensino. Além de poder interagir virtualmente com a “Trilha das Aves da UnB”, você pode percorrer esta trilha no próprio Campus da Universidade de Brasília. Conheça aqui uma grande diversidade de aves que habitam o campus da UnB através de fotos e cantos das espécies. Divirta-se com a ludo-trilha, jogo-da-memória, quebra cabeça e muito mais (http://aves.museuvirtual.unb.br/index.php/jogos)!

Boa Observação!

Disponível em: http://aves.museuvirtual.unb.br/