(Re)conhecendo nossa Flora

Objetivos:

Possibilitar o reconhecimento da flora do Cerrado e do Pantanal por professores e alunos da Educação Básica através de atividades integrativas que despertem a curiosidade, além de estimular o uso de espaços alternativos no processo ensino-aprendizagem.

 

Atividades desenvolvidas:

Diversas atividades foram realizadas ao longo do Projeto. As palestras, oficinas e aulas práticas em laboratório auxiliaram na caracterização das plantas do Cerrado e do Pantanal, mostrando a adaptação das plantas aos diferentes ambientes e possibilitando reconhecimento/identificação das mesmas através de bibliografia específica. As trilhas em ambientes naturais (mata ciliar do rio Aquidauana, Parque Estadual do Prosa, Base de Estudos do Pantanal, Nascente Azul em Bonito e Parque Natural da Lagoa Comprida em Aquidauana) foram utilizadas para abordar a importância ecológica da vegetação em cada ambiente, a diferença em sua estrutura (porte das plantas, presença de epífitas, quantidade de serapilheira, tipo de solo,  entrada de luz, microclima, entre outros), diferença na composição da flora (cheiro característico de algumas espécies, textura das folhas e troncos, perda das folhas, entre outros), a riqueza da flora, sua diversidade e diferentes usos, além de possibilitar a reflexão sobre temas como estratégias reprodutivas, o desmatamento, as queimadas, a perda da biodiversidade, o uso racional dos recursos vegetais, entre tantos outros. No decorrer do Projeto também foram ensinadas técnicas de coleta e preparação de material botânico e explicada a importância dos Herbários (coleções de plantas secas) na preservação e documentação da biodiversidade, servindo como base para inúmeros outros estudos. Houve também a divulgação de resultados do Projeto pelos próprios estudantes em Feiras de Ciências nas escolas e em Eventos públicos do município (Semana do Meio Ambiente, Dia da água, Feira da Estação), estimulando a autonomia e responsabilidade dos mesmos no compartilhamento e multiplicação dos saberes. As atividades foram realizadas priorizando o uso de ambientes alternativos para estimular a curiosidade de todos e possibilitar uma melhor discussão/percepção acerca do ambiente em que estão inseridos, utilizando diferentes estratégias para fomentar um processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e prazeroso, considerando as vivências de cada participante e baseado na pesquisa-ação.  

 

Resultados:

O principal resultado foi a sensibilização dos participantes em relação à flora local. O Projeto despertou a curiosidade e permitiu o reconhecimento de plantas características da flora, possibilitando uma aprendizagem mais significativa através da utilização de exemplos corriqueiros nas abordagens das aulas. O uso dos espaços alternativos (pátio da escola, quarteirão ao redor da escola, praças públicas, quintal da própria casa, entre tantos outros) pode servir de estímulo para uma abordagem diferenciada sobre a importância das plantas, sua diversidade e uso pela população. No decorrer do Projeto foram realizadas atividades que estimularam o trabalho colaborativo, o respeito, a autonomia, bem como a responsabilidade de cada participante sobre seu processo de aprendizagem e como multiplicadores das ações desenvolvidas, contribuindo também para sua formação cidadã.

 

Equipe:

Professores e acadêmicos do CPAQ (Bruna Gardenal Fina, Camila Aoki, Augusto César Rodrigues, Lidianei dos Santos Savala, Naíssa Benites, Thaiany Alonso);

Professores da Educação Básica (Vicenta de Oliveira Alvarenga, Bernadete Castilho, Márcia Francisca da Silva Fanaya) além de 25 alunos da Educação Básica (Escola Estadual Antônio Salústio Areias e Escola Estadual Marechal Deodoro Rondon).

 

Contatos: bruna.fina@ufms.br, camila.aoki@ufms.br

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