Maria Geizimar
Oficina Quero-Quero passarinhar

A proposta é de um trabalho lúdico para estudo da biodiversidade do Cerrado por meio dos pássaros e produção de arte de forma sustentável com reutilização e reciclagem de papel, com a preocupação de dar a destinação correta para recursos que temos na nossa casa.

Que tal, gostou de aprender a fazer passarinhos do Cerrado?
Sabe quem é a autora deste trabalho? Profa Maria Geizimar Arraes.

Sou Cerratense nascida no estado do Maranhão, professora de artes visuais , com atuação na educação básica na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Desde 2014, tenho me empenhado na criação de objetos pedagógicos para serem utilizados na minha prática docente e realizado pesquisas em artes e educação ambiental para que de forma lúdica os estudantes tenham acesso ao bioma Cerrado como um patrimônio a ser conhecido e protegido e com a intencionalidade de fortalecimento do nosso sentimento de pertencimento ao bioma do qual fazemos parte.

Tenho participado também, de algumas exposições aqui na cidade:

https://www2.camara.leg.br/a-camara/visiteacamara/cultura-na-camara/arquivos/identidade-por-geizimar-e-mocundire

Atualmente atuo no Projeto Parque Educador uma parceria entre a SEEDF/ IBRAM-DF/SEMA-DF, na Unidade de Conservação Monumento Natural Dom Bosco. O Cerrado está presente na minha prática pedagógica, como um patrimônio a ser conhecido e valorizado. Descobrimos com ele o potencial que esse bioma tem para ser uma escola viva e que realmente faça sentido. Com os estudos, pudemos conhecer melhor o território que habitamos, conhecemos as riquezas naturais da região e da nossa cidade: a fauna e flora, a biodiversidade , as culturas dos povos tradicionais, as águas, um verdadeiro exercício de cidadania.

Projetos

2015- O Cerrado como Patrimônio Natural e a vegetação que envolve a Escola Parque da Natureza de Brazlândia Distrito Federal:
https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/patrimonio-direitos-culturais-e-cidadania/edicao1-artigos/livros/3/artigo_6/a12.html
2019 – Projeto Calendário ilustrado Athos Bulcão ( Ilustração do mês de janeiro do calendário Athos Bulcão 2019 ) o projeto foi realizado com crianças da Escola Parque 313/314 Sul, Projeto desenvolvido por mim e pela professora Esther Rosane:
https://www.instagram.com/p/BsvxY7pAgCj/
2020 -2021
Atuação no Projeto Parque Educador SEEDF/IBRAM-DF/SEMA-DF

Qualquer dúvida, é só entrar em contato com a Profa Maria Geizimar Arraes:


Telefone: (61) 9 95594738
E-mail: geizimararraes@gmail.com
Blog: https://geizaarraes.blogspot.com/
Facebook: https://www.facebook.com/geiza.arraes/

Quer aprender a modelar passarinhos do Cerrado? Então, assista os seguintes vídeos: