Escola Parque da Natureza de Brazlândia

Em outubro de 2014, foi inaugurada a Escola Parque da Natureza de Brazlândia (EPNBraz), em comunhão com o projeto “Cidade Escola Candanga” que entende a escola dentro de um contexto. Por este motivo, as bases pedagógicas da EPNBraz são Arte (em suas diversas áreas), Educação Física, Educação Ambiental e Patrimonial por meio de uma relação educacional dialógica e horizontalizada.

As crianças e os jovens que a frequentam estudam em oito escolas públicas de Brazlândia, a maioria do campo, e são do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. As aulas seguem o currículo da Secretaria de Educação e estão distribuídas em quatro eixos:

 

 – Artes
 – Educação física
 – Educação ambiental
 – Educação patrimonial

 

 

Nessa última, é resgatada a história de vida da população local. As turmas aprendem primeiro a história de Brazlândia, depois a do Distrito Federal.

A Educação Ambiental na EPNBraz se efetiva concretamente em ações, especialmente nos projetos. Em destaque o Cerrado Vivo, projeto que abarca um conjunto de atividades cujo objetivo principal é potencializar o sentimento de pertencimento ao bioma cerrado. Destaca-se as ações “Adote uma árvore” e “Adote um bicho”, nos quais uma árvore da escola é observada, pesquisada por cada professor(a), juntamente com um bicho, e estabelece-se relações diversas. Há ainda o “COR: Cerrado, Oxigênio da Rede”, momento próximo do Dia do Cerrado (11 de setembro) em que a escola abre as portas para comunidade visitar as exposições dos trabalhos artísticos, apreciar as apresentações artísticas e celebrar com uma pequizada (prato típico da região que consiste em arroz com pequi e galinha caipira).

 

O COR (Cerrado, Oxigênio da Rede) é um evento que a escola realiza anualmente em comemoração ao Dia do Cerrado. Nesta festa, são apresentadas as performances (dança, teatro, poesia) produzidos com as (os) estudantes. Os temas geradores destas apresentações possuem forte relação com o contexto local Em janeiro de 2017 com os próprios recursos da Escola foi construído o Viveiro denominado “Seu Beija”.

 

A escolha do nome se deu em reconhecimento à representatividade de Seu Beija na comunidade de Brazlândia, especialmente, no trabalho com a Farmácia Verde. Seu Beija foi um dos pioneiros da cidade, em um tempo no qual a Educação Ambiental e a Sustentabilidade não eram debatidas com tanta intensidade. Seu Beija já lançava um olhar sensível para o Cerrado como promotor de saúde, sendo o prenunciador da “Farmácia Verde”. Nasceu em 26 de janeiro de 1908, na Fazenda Curralinho, na região que hoje é conhecida como Brazlândia, e faleceu em 16 de novembro de 1997, em Brasília. Além de Farmacêutico e criador da Farmácia Verde, doou lotes para escolas e foi o fundador do 1° Grupo Escolar da atual Brazlândia. Atuou durante muito tempo como delegado e administrador da cidade, considerado, por isso, um dos valentes pioneiros que viveram, de fato, a história desta terra participando ativamente de seu progresso. (RIBEIRO, 2005. Pg. 45). Pela relação holística com a qual Seu Beija entendia o corpo, de maneira integral em similitude com a natureza e por sua grande relevância para a comunidade de Brazlândia, é que a EPNBraz afirma as afinidades desta escola com seu Beija e o homenageia dando nome ao nosso viveiro.

 

Para conhecer mais, leia:

 

ROSA, Simone Menezes da; BÔAS, Rafael Litvin Villas. A práxis na Escola Parque da Natureza de Brazlândia: Utopias, trajetórias e impermanências. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 20-30, mar. 2019. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/604>

 

ROSA, Simone Menezes. Escola Parque da Natureza de Brazlândia: utopias educaconais. 2018. 134 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34474

 

Localidade:

Urbana

RA: IV – Brazlândia

Endereço: PIQ 03 LT 02 ST VEREDAS – DF – 72725302

Contato:

Fone: 3500-2043

E-mail: epnbraz@gmail.com

);