Escola da Natureza

 

“Somos a única escola pública voltada especificamente para a educação ambiental no Brasil”

À primeira vista, a Escola da Natureza impressiona com seus cinco mil metros quadrados e suas instalações, todas nomeadas com termos da natureza: Casa da Coruja, Casa da Teia, Casa do Beija-flor. Adentrar o espaço é ingressar em um universo, sobretudo, pedagógico, mas criado para encantar. Localizada em um dos cartões postais de Brasília, no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, a estratégia de encantamento tem sido mais que satisfatória.

Criada em 1996 com o objetivo de envolver a comunidade escolar da rede pública de ensino com as questões ambientais, a Escola da Natureza é o Centro de Referência em Educação Ambiental da Secretaria de Educação, vinculada à Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto.

 

A unidade atende as escolas de acordo com a necessidade prevista no plano pedagógico de cada uma e as ações são baseadas em cinco grandes temas e suas pluralidades: Cerrado, consumo consciente, crise hídrica, energia e biodiversidade. A capacidade do local é de 75 estudantes por período, ou 150 por dia. Os horários de atendimento são das 8 horas ao meio-dia, no matutino, e das 14 às 18 horas, no vespertino.

A proposta da Escola da Natureza parte do princípio de que um espaço educador sustentável pode e deve contribuir para a melhoria da relação de aprendizagem por meio de processos educativos permanentes e continuados, capazes de sensibilizar o estudante e a coletividade para a construção de conhecimentos, valores, habilidades, atitudes e competências que incentivem a formação de uma sociedade de direitos, ambientalmente justa e sustentável.

 

Mais informações podem ser conferidas na Gerência de Educação Ambiental, Patrimonial, Língua Estrangeira e Arte-Educação (Geapla) através do 3901-3194 ou pelo e-mail geapla.dispre@edu.se.df.gov.br.

);