ConserVamos Cerrado

ConserVamos Cerrado é um projeto socioambiental que almeja disseminar os conhecimentos existentes sobre um dos biomas mais ricos e ameaçados do planeta: o CERRADO. O projeto nasceu a partir do entusiasmo de seis alunos de Ciências Biológicas que partilham da vontade de divulgar sobre o Cerrado e o porquê de preservá-lo. Uma das frases ícones da conservação é “conhecer para preservar”, o que nos remete à divulgação científica, um dos nossos principais objetivos aqui, além de promover atividades dentro e fora do ambiente acadêmico que busquem provocar e estimular as pessoas à conservação da biodiversidade. A equipe do ConserVamos Cerrado é composta por Paola P. Raupp, Jéssyca S. dos Santos, Jaqueline V. da Silva, Lucas R. Rezende, Giulianny A. A. Machado e Natália de P. Lopes. Nos ajudem e Vamos juntos conservar o Cerrado!
E.mail: conservamoscerrado@outlook.com
https://www.facebook.com/projetoconservamoscerrado
Começaram as Olimpíadas de 2021!!
Em qual modalidade a Fauna do Cerrado estaria?

Confira as modalidades e os animais selecionados.
-
- Natação: Anta (Tapirus terrestris) – É o maior mamífero terrestre da América do Sul, apresenta uma coloração marrom escura e o focinho tem uma pequena tromba móvel.
-
- Nado sincronizado: Pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) – Esta espécie possui um bico longo e serrilhado que auxilia na captura de presa vivas ao mergulhar. Por este motivo dependem de água limpas e transparentes, sendo bastante afetado com qualquer alteração da qualidade da água.
-
- Salto em distância: Perereca-de-banheiro (Scinax fuscovarius) – É uma espécie de tamanho médio, corpo robusto e com coloração dorsal e superfície interna das coxas amareladas com algumas manchas irregulares.
-
- Salto em altura: Raposa-do-campo (Lycalopex vetulus) – É endêmica do Cerrado e o menor canídeo brasileiro. Sua dieta é composta por cupins, mas também se alimentam de besouros, gafanhotos, frutos e pequenos vertebrados.
-
- Escalada: Tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) – Possui uma cauda preênsil e garras nas patas dianteiras que os auxiliam a subir bem alto em árvores. São animais escansoriais, ou seja, vivem tanto no chão quanto em árvores.
-
- Ginástica rítmica: Tangará (Chiroxiphia caudata) – Os machos formam uma fila e se envolvem em uma dança pré-copulatória seguida de uma exibição de um dos machos para tentar conquistar a fêmea. Os machos possuem uma plumagem azul e no alto da cabeça uma plumagem vermelha. Já as fêmeas, possuem uma coloração verde-escura.