Ciência Hoje das Crianças

Somos a Ciência Hoje das Crianças, uma revista feita pelo Instituto Ciência Hoje para despertar a curiosidade de meninos e meninas como você. Queremos mostrar que a ciência pode ser divertida e que está presente na vida de todos nós.

 

Essa revista foi criada em 1986 e já ganhou até um prêmio muito importante, o prêmio José Reis de Divulgação Científica.

 

Folheando a CHC, você vai conhecer as mascotes da revista – os dinossauros Rex e Diná, além do zangão Zíper. Vira e mexe essa turma aparece para apresentar animais ameaçados de extinção, fazer descobertas sobre o passado da Terra, conversar sobre o futuro, responder a perguntas muito intrigantes e ajudar os leitores a fazer experimentos. Como eles são tão sabidos? Os cientistas é que contam tudo para eles – mas não espalha!

 

Acessando a página da CHC (http://chc.org.br/) você encontra notícias e artigos como as que temos a seguir. E você ainda pode ter acesso às revistas completas da Ciência Hoje das Crianças no acervo da Capes, basta clicar aqui!

E-mail: contato@cienciahoje.org.br


Telefones: 0800 727 8999 – (21) 2109 8999

 

WhatsApp: (21) 97460-2560


Endereço: Av. Venceslau Brás nº 71, casa 27 Botafogo -CEP 22290-140 Rio de Janeiro

/RJ

 

Site: http://chc.org.br/

QUEIMADAS, INCÊNDIO... É FOGO!

Mesmo que você passe correndo pela frente da televisão, em algum momento, viu ou ouviu uma notícia sobre os incêndios que, em 2020, atingiram regiões brasileiras como na Amazônia e no Pantanal. Triste, não é…?

 

Os incêndios florestais e as queimadas ocorrem todos os anos em nosso país, mas você sabe qual a diferença entre eles? Será que o fogo é sempre inimigo do meio ambiente? Vamos saber mais sobre esse assunto, que é quente!

 

Entre neste link: http://chc.org.br/artigo/queimadas-incendios-e-fogo/

VEREDA

Você sabe o que é uma vereda ou já viu uma? Conhecendo ou não, saiba que elas são muito importantes, além de ser um ambiente incrível, cheio de novidades para explorar.

 

São áreas de vegetação com características próprias, localizadas no bioma Cerrado. Dessa forma, podemos encontrar esses lindos ambientes em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, sul da Bahia e na região amazônica. Como pode notar, são vários os estados onde você pode encontrar as veredas. Pronto para essa viagem? Vamos lá!

 

Entre neste link: http://chc.org.br/vereda/

QUEM TEM MEDO DO LOBO-GUARÁ?

Muita gente acha que “lobo-guará” significa “lobo-vermelho”, mas não é não! Os indígenas conheciam esses animais como aguará-guazú (o aguará grande) – nome pelo qual ainda são chamados em outros países onde ocorrem. Aguará (que depois virou guará) é uma palavrinha misteriosa, que os pesquisadores não sabem direito como surgiu. Alguns, porém, acreditam que possa ser uma variação de jaguara (“fera”).

Eles não vivem em matilhas, mas sozinhos, e só se encontram com outros da mesma espécie na época da reprodução. Além disso, enquanto seus “primos” lobos-cinzentos podem caçar grandes presas, os lobos-guarás preferem comer pequenos animais como roedores, e, acredite, muitas frutas!

Entre neste link: http://chc.org.br/coluna/quem-tem-medo-do-lobo-guara/