Ser Criança é Natural

O Instituto Romã, fundado por Rita Mendonça e Arianne Brianezi, iniciou suas atividades em 2004, oferecendo Oficinas de Formação na Abordagem Sharing Nature no formato imersivo até 2014. Nesse período desenvolveu inúmeros projetos sob demanda incluindo cursos, palestras e publicações, sempre com o mesmo propósito de ampliar a sensibilidade das pessoas em relação ao mundo natural, acreditando também numa pedagogia baseada na experiência. Atualmente concentra suas atividades em torno de 2 projetos principais: o Ser criança é natural, dirigido por Ana Carolina Thomé Pires e o Sharing Nature, dirigido por Rita Mendonça. 

Ser criança é voltado a revelar a importância da natureza para o desenvolvimento da criança, tem diversas iniciativas tais como cursos, palestras, vivências, produção de materiais, publicações. 

Em tempos que precisamos ficar em casa, é possível encontrar a natureza perto de nós e brincar com ela?!

 

https://www.sercriancaenatural.com/

Instagram: @sercriancaenatural

Facebook.com/sercriancaenatural

Série de lives do Canal Ser Criança é Natural - Ao ar livre: conversas sobre educação, natureza e novas rotinas

Ao ar livre: conversas sobre educação, natureza e novas rotinas é nossa série de lives para inspirar a aprendizagem com a natureza.

 

Muitas recomendações que tem sido divulgadas em países que estão retomando suas rotinas pós-pandemia COVID-19 orientam para que as pessoas estejam grande parte do tempo ao ar livre.

 

 Nós desejamos que as escolas ocupem mais as áreas externas, tenham mais contato com a natureza, reconheçam processos de aprendizagem com a natureza e essas ações aconteçam para além de uma questão sanitária.

 

A série de lives conta com a apresentação de ANA CAROL THOMÉ, Pedagoga, especialista em Psicomotricidade e Educação Lúdica. Coordena o programa Ser Criança é Natural do Instituto Romã. Trabalhou em Escolas da Floresta no Reino Unido. Professora por profissão, educadora de coração, brincante desde o nascimento. Acredita no poder da infância e que o mundo pode ser melhor.

Ana Carol Thomé convida Milena Paes para uma conversa sobre alfabetização e Natureza. Será que é possível juntar esses dois temas numa conversa só? SIM! Milena Paes compartilhou com a gente algumas experiências e histórias como educadora da Escola da Toca, projeto de Educação da Fazenda da Toca, em Itirapina/SP.

 

Falamos sobre o respeito ao tempo de cada criança, o trabalho em grupos multietários, a relação com as famílias, alfabetização com contexto e com sentido. Milena nos trouxe histórias especiais para refletirmos sobre essas relações. Uma conversa potente, cheia de provocações.

 

REFERÊNCIAS:

 

Educar não é transferir conhecimento, mas tornar possível sua construção - Texto no Blog Ser  Criança é Natural: https://conexaoplaneta.com.br/blog/educar-nao-e-transferir-conhecimento-mas-tornar-possivel-sua-construcao/

 

Dê play e ouça o que Ana e Milena tem a contar:

 

Seguindo nossas conversas da série Ao Ar Livre, Ana Carol Thomé conversa com Rafael Crooz sobre como a natureza pode inspirar a retomada das ações nas escolas. Rafael trouxe inspirações da Forest School, contou do seu percurso e das suas ações. Foi uma ótima conversa!

 

REFERÊNCIAS:

 

Dissertação Floresta-Escola: práticas educativas na/para/com e pela natureza https://www.iscte-iul.pt/tese/10006

 

Assista e veja o que Ana e Rafael tem a contar:

 

Nesta conversa Ana Carol Thomé e Guilherme Blauth conversaram sobre como encontrar possibilidades de brincar com a natureza onde você está, no espaço que existe. Que intervenções são possíveis para tornar um espaço mais orgânico, mais vivo?

 

REFERÊNCIAS:

 

Livro Jardim das Brincadeiras, de Guilherme Blauth. Disponível para download em pdf: https://jardimdasbrincadeiras.files.w...

 

Kablan, um jogo para brincar com a natureza: https://conexaoplaneta.com.br/blog/ka...

 

Gui Blauth no Youtube: https://www.youtube.com/user/guiblaut...

 

Conheça o Jardim das Brincadeiras: https://youtu.be/dpYAOz7npGo

 

Jardim das Brincadeiras no SESC Interlagos: https://www.facebook.com/watch/?v=195...

 

Outros livros de autoria de Guilherme Blauth:

  • De olho na vida: Encontros com a ecopedagogia. Florianópolis: Instituto Harmonia da Terra, 2006.

  • De olho na vida: reflexões para um consumo ético. De Guilherme Blauth e Patricia Abuhab. Florianópolis: Instituto Harmonia da Terra, 2006.

Ouça o que Ana e Guilherme tem a contar:

 

Em mais uma conversa para refletir sobre a importância da natureza em todos os ambientes, Ana Carol Thomé conversa com Carol Gomes @afetoambiente.

 

Carol é arquiteta e Terapeuta Floral, com aprimoramentos nas áreas de ambientes afetivos, neuroarquitetura, design biofílico e poética do espaço. Profissional certificada HBC PRO - em ambientes saudáveis. Idealizadora do Percurso Ambientes Afetivos.

 

Vamos falar sobre como a natureza pode estar mais presente em todos os espaços?

 

REFERÊNCIAS:

 

Antropologia dos Sentidos - David Le Breton Bertschi School - Seattle - Estados Unidos

 

Redes sociais da Carol Gomes:

www.afetoambiente.com.br

Instagram: @AfetoAmbiente

Facebook: Carol Gomes - Afeto Ambiente

 

Confira o que Ana e Carol tem a contar:

Perceba e acompanhe as transformações da Natureza ao seu redor e registre no nosso Naturário. Espaços para registros diários, encantos mensais, fases lunares, início das estações e dicas sobre o que registrar!

 

Faça download do Naturário clicando aqui!