ArticulaFito

O ArticulaFito é uma iniciativa conjunta da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Mapa, alinhada às diretrizes do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, do Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Valor da Sociobiodiversidade e do Programa Bioeconomia Brasil. O projeto promove a articulação dos atores do setor de plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias, com vistas ao desenvolvimento sustentável, à promoção da saúde e ao fortalecimento da base produtiva nacional.

 

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades!

Facebook: www.facebook.com/ArticulaFito

Instagram:  www.instagram.com/articulafito

Esta oficina é uma capacitação virtual realizada pelo projeto ArticulaFito - Cadeias de Valor em Plantas Medicinais. Nesta videoaula, o palestrante Pedro Catete apresenta orientações sobre cultivo de plantas medicinais, planejamento de horta, colheita, beneficiamento, embalagem e armazenamento.

Sobre o palestrante: Pedro Paulo Cattete Filho é tecnólogo em Agronegócio e especialista em Fitoterapia, Educação do Campo, Biologia Vegetal, com MBA em Agronegócio. Trabalha como agente de Atividades Agropecuárias da Superintendência Federal da Agricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

Acesse os outros vídeos deste curso em:  https://www.youtube.com/watch?v=JeTK4uIZY_s&list=PLj25lWR5hj2Yj7iBVVrrH-eNGMNdCi3xF&t=0s

 

Este é o primeiro vídeo da oficina virtual “Farmácias Vivas”, uma capacitação realizada pelo projeto ArticulaFito - Cadeias de Valor em Plantas Medicinais. Nesta videoaula, a palestrante Ana Carla Prade apresenta os conceitos introdutórios do tema e as possibilidades de adoção do uso de Plantas Medicinais e da Fitoterapia no sistema público de saúde, a partir da experiência do município de São Bento do Sul, em Santa Catarina.

Sobre a palestrante: Ana Carla Prade é farmacêutica, especialista em Fitoterapia Clínica e Plantas Medicinais. Trabalha como coordenadora do Programa Farmácia Viva e do Centro Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de São Bento do Sul (SC).

 

Acesse os outros vídeos deste curso em: https://www.youtube.com/watch?v=j4_OERjJUk0&list=PLj25lWR5hj2YOMPUO3jv6a9jH_1x6x8_5

 

Bem-vindos ao segundo ciclo de capacitações virtuais do projeto ArticulaFito - Cadeias de Valor em Plantas Medicinais. Neste módulo, composto por 3 videoaulas, a palestrante Conceição Previero compartilha informações e orientações sobre a produção de plantas medicinais em sistemas agroflorestais.

Na primeira videoaula, Conceição apresenta a temática a partir da explicação do desenvolvimento e a potencialidade das espécies medicinais e cultivadas.

Sobre a palestrante: Conceição Previero é doutora em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professora no Centro Universitário Luterano de Palmas (TO) e coordena o Núcleo de Estudos em Agroecologia.

 

Acesse os outros vídeos deste curso em: https://www.youtube.com/watch?v=flS2meUoEIc&list=PLj25lWR5hj2a7HMNX0LIFZpgNN1BfKgog

 

Bem-vindos ao segundo módulo do II Ciclo de Capacitação do ArticulaFito. Esta oficina virtual é composta por seis videoaulas, em que a palestrante Keylah Regina Borges compartilha informações e orientações sobre implementação e cuidado de sistemas agroflorestais.

Na primeira videoaula, Keylah apresenta a temática da oficina e a atuação do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-bio) na recuperação de regiões degradadas por meio da implantação de sistemas agroflorestais e no suporte técnico para pessoas que precisam de ajuda para instalar SAFs.

Sobre a palestrante: Keylah Regina Borges trabalha há mais de 20 anos na extensão rural no estado do Pará e há 8 anos lidera trabalhos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar na Cooperativa de Reflorestamento e Bioenergia da Amazônia (Coopercau). Atualmente gerencia o Escritório Regional do Carajás do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-bio), em Marabá (PA). Atua também como agricultora familiar e empreendedora em Sistemas Agroflorestais (SAFs) com cacau e açaí, no município de Novo Repartimento (PA).

 

Acesse os outros vídeos deste curso em: https://www.youtube.com/watch?v=kD4byiQbCFQ&list=PLj25lWR5hj2YTqqIw-_K9BHvEVy3JMBnZ

 

Seminário on-line Cadeias de Valor em Plantas Medicinais e a Agenda 2030: contribuições da sociobiodiversidade para reflexão sobre novos modelos de produção para a preservação da vida e da saúde no planeta.

 

Boas-Vindas: Joseane Carvalho Costa - Coordenadora técnica e executiva do ArticulaFito.

 

Mesa de abertura

Moderação: Valcler Rangel - Coordenador de Relações Institucionais da Fiocruz.

Fernando Schwanke - Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa.

Paulo Gadelha - Coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030.

 

Painel #1 Cadeias de Valor: Estratégias para Uso Sustentável da Sociobiodiversidade Moderação: Maria Beatriz Martins Costa - Planeta Orgânico.

Cadeias de Valor: plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias, com Joseane Carvalho Costa - Coordenadora técnica e executiva do ArticulaFito.

Value Links – O que é Cadeia e Valor?, com Tatiana Balzon – GIZ.

Mulheres da Amazônia: Cadeia de Valor da Andiroba, com Claudelice Silva - Instituto Zé Claudio e Maria.

 

Painel #2 Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável

Moderação: Valber Frutuoso - Assessor de Relações Interinstitucionais da Presidência da Fiocruz.

Agricultura familiar: políticas públicas e oportunidades de desenvolvimento, com Marco Aurélio Pavarino - Coordenador-geral de Extrativismo do Mapa.

A Experiência do Projeto APL -2012 em Petrópolis (RJ), com Sérgio da Silva Monteiro – Coordenador do Programa Biodiversidade e Saúde Fórum Itaboraí - Fiocruz Petrópolis.

A experiência do laboratório Yanten no Oeste do Paraná, com Teolide Parizotto - Laboratório Yanten.

 

Painel #3 Saúde e sustentabilidade: a visão de povos e comunidades tradicionais

Moderação: Joseane Carvalho Costa - Coordenadora técnica e executiva do ArticulaFito.

A cadeia de valor da amêndoa da castanha do Pará, com Kátia Silene, cacica povo gavião Akrãtikatêjêda.

A cadeia de valor do óleo extravirgem e farinha de babaçu, com Dona Cledeneuza, quebradeira de coco do MIQCB.

A cadeia de valor da manteiga do tucumã, com José Luis de Souza, quilombola de Salvaterra, na Ilha de Marajó (PA).

 

Quer saber como a sociobiodiversidade brasileira está presente em produtos que utilizamos para cuidar da saúde? Neste vídeo, gravado durante o #GreenRio2021, conversamos sobre as cadeias de valor mapeadas pelo ArticulaFito no Tocantins com Maria Ângela Gomes de Oliveira, presidente da Associação de Mulheres Agroextrativistas da APA Cantão (AMA Cantão); Joseane Carvalho Costa, coordenadora do ArticulaFito; Francisca Marta Barbosa Santos, articuladora do projeto no Tocantins; e César Halum, secretário executivo da Governadoria do Tocantins.

“O óleo de macaúba é conhecido, por nós, como um remédio. É um produto que os nossos antepassados já utilizavam. Ele está presente em nossa alimentação como tratamento medicinal e, hoje, muitas pessoas também o utilizam em tratamentos de pele e de cabelo”, conta Maria Ângela.