Quebradeiras de Coco Babaçu

As Quebradeiras de Coco Babaçu são detentoras de direitos fundamentais e buscam o direito de acesso aos recursos naturais que compõem a base de sustentação das comunidades agroextrativistas, garantindo nosso bem viver.

Elas lutam contra as cercas eletrificadas, o uso de agrotóxicos, a hegemonia de empresários e latifundiários que aumentam a destruição e a ocupação ilegal de grandes áreas públicas ou devolutas, violências físicas e psicológicas, além de ações predatórias dos poderes políticos e econômicos que as impedem de realizar o manejo do coco babaçu e demais saberes inerentes aos nossos modos de vida tradicionais.

Apesar das aprovações das leis nos âmbitos municipais e estaduais, a implementação e a fiscalização ainda são desafiantes. Para que exista um real acesso das quebradeiras de coco ao babaçu, é urgente uma revisão das leis.

Durante a tramitação algumas leis foram alteradas, prevendo limites à presença das quebradeiras de coco nos babaçuais, a exemplo da exigência de autorização dos proprietários das terras.

Filhas da mãe Palmeira

AS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU

“Nós, mulheres do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, nos unimos em 1990 para lutar por nossa autonomia e qualidade de vida e para proteger as florestas de babaçuais, onde vivemos e trabalhamos. Representamos mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu presentes no Pará, Maranhão, Tocantins e Piauí, e buscamos fortalecer nossa identidade como povo tradicional e demandar nosso direito à terra, ao território e ao acesso livre aos babaçuais.

Com nossa força e trabalho, alimentamos a Mãe Palmeira. Em retribuição, ela sustenta a todas nós. Afinal, o coco que a Mãe Palmeira gera e nos fornece se transforma em alimento, renda e abrigo”.

Nossa Luta

BABAÇU LIVRE E O BEM VIVER

Garantir o direito ao território e o livre acesso aos babaçuais é essencial para nossa existência e essas são nossas principais bandeiras. Lutamos pelo Babaçu Livre e por leis e políticas públicas que fortaleçam nossa atividade e promovam nossa autonomia. 

Buscamos fortalecer um tipo de agricultura e extrativismo de base agroecológica e econômico-solidária. Desta forma promovemos a conservação da sociobiodiversidade existente nas florestas de babaçuais e a melhoria da qualidade de vida de todos os povos e comunidades tradicionais.

 

Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB)

https://www.miqcb.org/

Coordenação Geral

coordenacao@miqcb.org.br

Núcleo Técnico 

nucleotecnico@miqcb.org.br 

Assessoria Jurídica

juridico@miqcb.org.br 

 

Coordenação de Projetos

assessoria@miqcb.org.br  |  babacuprodutos@miqcb.org.br

Assessoria de Comunicação

comunicacao@miqcb.org.br   

Assessoria Financeira e Setor Administrativo

administracao@miqcb.org.br | auxfundobabacu@miqcb.org.br 

Assistente Administrativo

auxadministrativo@miqcb.org.br | auxadm@miqcb.org.br 

Endereço Interestadual

Rua São Raimundo, Quadra 42, Casa nº 09

Bairro Jardim Eldorado, São Luís – MA

(98) 3268-3357 | 3221-4163

CEP: 65067-272

miqcb@miqcb.org.br 

);