COMPLEXO CULTURAL SAMAMBAIA

História do Equipamento

Criada no final da década de 80, a jovem região administrativa XXI inaugurou seu mais novo espaço cultural em dezembro de 2018. Construído em uma área de quatro mil metros quadrados, o Complexo Cultural Samambaia, localizado no Centro Urbano da cidade, conta com um cine/teatro, espaço para a biblioteca de artes, cinco salas de oficinas e um galpão multiuso.

A construção do Complexo foi articulada pela Secretaria de Cultura e Administração Regional de Samambaia, em parceria com a Companhia Urbanizadora Nova Capital (Novacap) e investimento de R$ 4,8 milhões do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal.

Já a gestão e programação do espaço serão feitas com a participação da organização da sociedade civil, associação Imaginário Cultural, escolhida através de edital de chamamento público. A organização terá orçamento de R$ 550 mil para planejar e coordenar, em parceria com o governo, a programação do espaço durante 12 meses.

Assim como o recém-inaugurado Complexo Cultural de Planaltina, o Complexo Cultural Samambaia faz parte das ações estruturadas pelo Lugar de Cultura, programa criado pela Secretaria de Cultura, através da Lei Orgânica da Cultura (LOC), que recupera, fortalece e requalifica os equipamentos culturais púbicos sob sua gestão.

A arquitetura moderna, multifuncional e sustentável fará do Complexo Cultural Samambaia um grande palco para diversas linguagens artísticas e trará um impacto positivo no segmento da economia criativa e na qualidade de vida da comunidade.

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos finais de semana, conforme programação.

Fonte: http://www.cultura.df.gov.br/outros-espacos-culturais/