Cerrado dos Povos: Histórias e Lutas pela Terra no Brasil

“A gente já sabe, mas não custa lembrar: não foram os portugueses que descobriram o Brasil”. É com essa lembrança que começa a animação “Histórias e Lutas pela Terra no Brasil”, a primeira da websérie “Cerrado dos Povos”, produzida pela Campanha Nacional em Defesa do Cerrado e pela ActionAid Brasil. O material audiovisual foi lançado no dia 17 de dezembro de 2020 em formato digital e pode ser acessado gratuitamente.

Em 2020 os povos indígenas e as comunidades tradicionais do Cerrado enfrentaram muitos desafios. Agravados pela pandemia, os conflitos agrários, os incêndios criminosos e o crescimento do desmatamento fizeram parte da vida das pessoas que vivem na região. Apesar do cenário de destruição, os povos cerradeiros resistem.

De acordo com Emmanuel Ponte, assessor de campanhas da ActionAid Brasil, o lançamento do vídeo, neste contexto, nos ajuda a compreender que as lutas de ontem desaguam nas resistências de hoje. “Precisamos conhecer nossa história para compreender que os conflitos de hoje não surgiram este ano. As raízes são profundas e precisamos refinar nossa compreensão para melhor organizar nossos projetos de valorização e defesa dos povos e da biodiversidade do Cerrado”, destaca.

A produção do vídeo foi uma construção coletiva e balizada por uma pesquisa e levantamento de informações que contou com o apoio de diversas organizações e comunidades que compõem a Campanha em Defesa do Cerrado. “Para além do objetivo de comunicar, o material visa se tornar um instrumento formativo e que já está disponível para ser utilizado pelas comunidades tradicionais e pelas entidades, movimentos e organizações do campo socioambiental”, explica o assessor da ActionAid.

O material formativo é uma iniciativa do Projeto “Articulação em rede e participação social para a conservação do Cerrado”, realizado pela ActionAid e Campanha em Defesa do Cerrado com o apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF). A primeira exibição do vídeo aconteceu na última oficina virtual da Campanha, realizada em 27 de novembro, contando com participantes de territórios e comunidades tradicionais dos estados do Tocantins, Maranhão e Piauí.

Se você tem interesse em baixar o vídeo para utilizar com fins educacionais, entre em contato com a Campanha em Defesa do Cerrado através do e-mail contato@campanhacerrado.org.br.

 

Serviço:

Lançamento do vídeo formativo “Histórias e lutas pela Terra no Brasil”

Realização: Campanha Nacional em Defesa do Cerrado e ActionAid Brasil

Pesquisa e Conteúdo: Associação dos Advogados de Trabalhadores Rurais (AATR)

Parceria: Comissão Pastoral da Terra (CPT), Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Rede Social de Justiça e Direitos Humanos.

Produção audiovisual: Estúdio Animadissimos

Texto: Bruno Santiago/Campanha em Defesa do Cerrado

 

);