Podcast Tão Sertão

Tão Sertão é um quadro do podcast #RádioDoMosaico, programa que traz informações sobre o Mosaico Sertão Veredas Peruaçu e o Cerrado. Além de explicar as principais ameaças ao bioma considerado berço das águas, o quadro também compartilha histórias sobre os mais antigos conhecedores e guardiões das riquezas da região: os povos indígenas e as comunidades tradicionais.

Além de muito nutritivo, o fruto é também fonte de geração de emprego e renda para as comunidades do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu.

A “Rádio do Mosaico” traz informações sobre o #Cerrado e explica as principais ameaças ao bioma considerado berço das águas. O quadro “Tão Sertão” é produzido pelo WWF-Brasil com apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF, na sigla em inglês para Critical Ecosystem Patnership Fund). A programação compartilha histórias e conhecimentos dos mais antigos guardiões das riquezas da região: os povos indígenas e as comunidades tradicionais. Também divulga ações realizadas no Mosaico Sertão Veredas Peruaçu para conservar o #Cerrado.

 

Neste episódio, o programa “Tão Sertão” traz informações e caminhos para melhorar a cadeia produtiva do baru, a castanha exclusivamente brasileira e típica do #Cerrado que é encontrada no Mosaico Sertão Veredas Peruaçu.

  

O terceiro episódio do quadro “Tão Sertão”, da #RádioDoMosaico, é dedicado a entender como funciona o turismo de base comunitária, uma opção para o turista que quer acompanhar de perto o dia a dia dos moradores do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu e conhecer suas atrações e patrimônios.

 

Este episódio do quadro “Tão Sertão”, da #RádioDoMosaico, mostra como a rica biodiversidade faz do #Cerrado a farmácia verde do Brasil. Entre as árvores de casca grossa e troncos retorcidos se escondem preciosidades importantíssimas para a saúde dos seres humanos: centenas de espécies de plantas medicinais que podem curar e salvar vidas.

 

Neste episódio do quadro “Tão Sertão”, da #RádioDoMosaico, saiba como foi o encontro de povos do Cerrado, realizado em Brasília, em setembro de 2019, para celebrar a Semana do Cerrado. O tema do encontro foi “Cerrado Vivo: diversidade, território e democracia”.

 

Neste episódio do quadro “Tão Sertão”, da #RádioDoMosaico, saiba como foi o Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas, que acontece anualmente na segunda semana de julho. Em 2019 o encontro teve como tema os “30 anos do Parque Nacional Grande Sertão Veredas”.

 

Este episódio do quadro “Tão Sertão”, da #RádioDoMosaico mostra como o agroextrativismo além de contribuir para manter o Cerrado em pé é uma forma de inserção das mulheres das áreas rurais no mercado de trabalho. Mais de 70% dos trabalhadores de uma cooperativa localizada no Sertão de Minas Gerais, apoiada pelo WWF-Brasil, são mulheres.

 

Este episódio do quadro “Tão Sertão”, da #RádioDoMosaico fala do coquinho azedo, que é uma das riquezas nativas do Cerrado. Neste episódio você vai conhecer um pouco mais sobre o fruto, de coloração amarela, com polpa comestível de sabor azedo a adocicado, rico em fibras, vitaminas A e C, além de potássio. 

 

Este episódio do quadro “Tão Sertão”, da #RádioDoMosaico fala sobre a beleza do buriti, nativo do Cerrado, floresce quase o ano inteiro, mas principalmente nos meses de abril a agosto. O fruto é energético e muito rico em vitamina C. As folhas são muito utilizadas no artesanato e na ornamentação pela beleza de suas folhas e a amêndoa, por ser muito resistente, também é utilizada para criar lindas esculturas.

 

Este episódio do quadro “Tão Sertão”, da #RádioDoMosaico, mostra como, diante de um cenário alarmante, o WWF-Brasil traçou um plano emergencial para atender indígenas e agroextrativistas do Cerrado. Foram doados alimentos, produtos de higiene, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e outros materiais. O objetivo é permitir que as pessoas possam ficar em casa ou em suas comunidades com segurança. Veja como essas famílias estão enfrentando a pandemia do coronavírus.

 

Este episódio do quadro “Tão Sertão”, da #RádioDoMosaico, apresenta a visão que os povos indígenas têm do Cerrado e o que fazem para protegê-lo. Eles são os guardiões do Cerrado e de toda a biodiversidade que o bioma abriga.

  

Este episódio do quadro “Tão Sertão”, da #RádioDoMosaico, mostra como o agroextrativismo, além de garantir a conservação do bioma, é uma fonte de renda para as comunidades locais, favorecendo o desenvolvimento sustentável e a permanência dos povos tradicionais no Cerrado, contendo a migração campo-cidade.

  

Este episódio do quadro “Tão Sertão”, da #RádioDoMosaico, explica como toda essa riqueza natural e sociocultural está preservada num conjunto de 31 Áreas Protegidas localizadas no Cerrado, entre o norte e o noroeste de Minas Gerais. São mais de 3,5 milhões de hectares de extrema beleza e diversidade de plantas, animais e ervas medicinais, além de comunidades quilombolas e terras indígenas. O Mosaico Sertão Veredas Peruaçu acaba de receber um plano de ação para fomentar o desenvolvimento sustentável nesse território até 2030.

 

Neste episódio do quadro “Tão Sertão”, da #RádioDoMosaico, conheça pessoas que vivem próximas a essa riqueza e ouça o que elas têm a dizer. Quem é do Sertão sabe: o rio Peruaçu não é só um rio, é fonte de vida para milhares de pessoas.