Cerrados - Uma iniciativa do WWF-Brasil e da Rede Cerrado

Com o objetivo de contar histórias dos povos locais, convidamos lideranças para trazer diferentes perspectivas sobre suas vidas no Cerrado. São muitas vivências e cada vivência guarda um aprendizado. Por isso o nosso podcast se chama “Cerrados”, assim mesmo, no plural.

Mais de 25 milhões de pessoas moram no Cerrado. Isso corresponde a 12% da população nacional! Dentre elas, vivem em torno de 80 etnias indígenas e centenas de comunidades quilombolas, além de trabalhadoras e trabalhadores extrativistas, geraizeiros e geraizeiras, vazanteiros e vazanteiras, quebradeiras de coco, ribeirinhos e ribeirinhas, pescadores e pescadoras artesanais, barranqueiros e barranqueiras, fundo e fecho de pasto, sertanejos e sertanejas, ciganos e ciganas, entre tantos outros. Aqui você vai ouvir depoimentos reais de uma parte pequena diante da imensidão do Cerrado, mas importantíssimas para a conservação do Bioma.
São histórias de plantadores de água, povos que curam as dores do corpo com as plantas medicinais do Cerrado, bordadeiras de sabedoria e aqueles que conservam a natureza com seus saberes tradicionais e milenares. Além disso, você também vai conhecer a história de povos indígenas da etnia Xavante Wae tabi e de muitos outros ativistas da vida real.
Cada um dos 10 episódios conta com a participação de um ou mais integrantes de movimentos ou grupos de resistência na região. E cada história, conta uma forma diferente de conservar. Os podcasts estão disponíveis no Spotify e em outras plataformas digitais, e serão lançados semanalmente.

2º Temporada

);