Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Curso de Arqueologia

A arqueologia encontra-se em expansão no Brasil. Os profissionais estão sendo absorvidos tanto pela iniciativa privada (arqueologia preventiva) quanto pela pública. O arqueólogo profissional deve estar preparado para realizar pesquisa aplicada e básica de qualidade. Isto contribui de forma significativa para a ampliação quantitativa e qualitativa do conhecimento sobre o passado, conforme os preceitos da ciência arqueológica e as diretrizes e determinações legais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Os profissionais de Arqueologia da PUC Goiás estão aptos a desenvolver projetos de pesquisa, produzir relatórios técnicos e preparados para dialogar com diferentes profissionais para uma atuação multidisciplinar.

curso de graduação em Arqueologia tem duração de três anos e meio (sete períodos), com carga horária total de 2.640 horas e 168 créditos. Composto por atividades em sala de aula, em laboratório e aulas em campo.

O fato de o curso emergir não de uma estrutura de departamento acadêmico mas de um instituto de pesquisa, possibilita a integracão dos alunos nos projetos de pesquisa do corpo docente, por meio do Programa lnstitucional de Políticas de Pesquisas da PUC Goiás.

igpa-curso

A pratica no curso de Arqueologia ocorre do primeiro ao sexto período, de modo que os conhecimentos teóricos e práticos se desenvolvem de forma concomitante. As aulas praticas do curso são realizadas em laboratórios disponíveis e em campo, realizadas preferencialmente nas regiões de Serranópolis e Palestina de Goiás e na região do rio Araguaia, áreas importantes no contexto da Arqueologia brasileira, onde alguns docentes do curso desenvolvem pesquisas acadêmicas.

Contatos com a Coordenação:

Coordenador (a): Cristiane Loriza Dantas
E-mail da Coordenação: crisloriza@pucgoias.edu.br
Fone: 3946-1663

Horário de atendimento: das 14h às 20h

Contatos com a Escola:

Diretor(a): Eliane Lopes
Secretário (a): Vicentina Rosa
e-mail da Escola: igpa@pucgoias.edu.br
Fone: 3946-1654

Horário de atendimento: das 8h às 12h, 13h às 17h e das 18h às 22h

Sobre o IGPA

O Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA) – vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPE) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) – é representativo nos diferentes segmentos das instituições de ensino, de pesquisa e de cultura do país. Nele está agregada uma tradição construída ao longo de sua história, desde 1972, por ações marcantes na área de Arqueologia, Antropologia, Meio Ambiente e Documentação Audiovisual. Além disso, o IGPA coordena e desenvolve o curso de graduação em Arqueologia e cursos de educação continuada. Também atua na área da extensão, por intermédio do Centro Cultural Jesco Puttkamer.

Surgiu no início da década de 1970, como Gabinete de Arqueologia, cuja atuação se restringia às pesquisas arqueológicas no estado de Goiás. Ao ampliar sua proposta de atuação com pesquisas no campo da Antropologia, transformou-se, em 1972, no Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia. Desde a sua concepção e formação até sua atuação, o Instituto sempre esteve comprometido com o reconhecimento e a valorização do Patrimônio Histórico-Cultural, Arqueológico, Etnográfico e Ambiental, tendo como transversalidade a dimensão multicultural.

igpa-puc-goias

A Revista Habitus é uma publicação semestral coordenada pelo IGPA destinada à produções acadêmicas nas áreas de competência da arqueologia, da antropologia, do patrimônio, da documentação audiovisual e do meio-ambiente, sociedades humanas. Desde 2005, em seu terceiro volume, tornou-se uma publicação eletrônica com livre acesso pela Internet.

Núcleo de Arqueologia

O Núcleo de Arqueologia é responsável por disciplinas do curso de graduação em Arqueologia, disciplinas em programas de pós graduação em outros departamentos da PUC Goiás, onde a temática referente à Arqueologia e Patrimônio Cultural encontra-se inserida.

As pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do Núcleo estão voltadas para a elaboração, execução e gestão de projetos nas áreas de Arqueologia Pré-histórica e História e Gestão de Patrimônio, com ênfase em Arqueologia da Paisagem; Cultura Material Arqueológica; Geoarqueologia; Patrimônio Histórico-cultural e Natural e Educação Patrimonial. Os projetos localizam-se em sua maioria no Estado de Goiás e tendo atualmente como instituições de fomento o Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Outros estados brasileiros como Rondônia, Bahia e Mato Grosso, etc também já foram objeto de pesquisa em projetos do IGPA.

O Núcleo de Arqueologia realiza a cada dois anos a Jornada de Arqueologia no Cerrado, tendo promovido também outros eventos científicos em nível nacional e internacional, de grande repercussão. Também é de sua responsabilidade a curadoria e guarda do acervo arqueológico proveniente de suas pesquisas e daquelas provenientes de apoio institucional.

igpa-schmit  O IGPA é uma das primeiras instituições do País a desenvolver projetos de Arqueologia em áreas de impacto ambiental, tema que hoje representa grande parte dos projetos arqueológicos do país.
A Arqueologia praticada pelo Instituto se traduz em pesquisas amadurecidas, com objetivos e diretrizes teórico-metodológicas, que valorizam a interdisciplinaridade dos conhecimentos, assim como a ética e a responsabilidade social do arqueólogo.

 

igpa-arquelogia

 

Coordenação:
Professora Dra. Rosiclér Theodoro da Silva

 Membros:
Professor Dr. Julio Cezar Rubin de Rubin
Professora Dra. Sibeli Aparecida Viana
Professora Esp. Mariza de Oliveira Barbosa
Professor Me. Alfredo Palau Pena
Professora Ma. Cristiane Loriza Dantas
Professora Ma. Ludimilia Justino de Melo Vaz
Professor Me. Samuel Campos Vaz
Professora Ma. Simone Rosa da Silva
Técnica – Maria do Socorro Sales Barbosa

Projetos de pesquisa

A PAISAGEM DE PIRENÓPOLIS COMO RECURSO TURÍSTICO
Profa. Eliane Lopes (Coordenadora).

ACERVO DO IGPA
Profa. Maria Eugênia Brandão Alvarenga Nunes (Coordenadora)

ACERVO FÍLMICO E SONORO DE JESCO
Prof. Dr. Luiz Eduardo Jorge / Vicente Rios (Coordenadores)

AS MÚLTIPLAS HISTÓRIAS DOS FILHOS DO ARAGUAIA: UMA PROPOSTA PARA À CONSTRUÇÃO DA ETNO-HISTÓRIA KARAJÁ
Prof. Manuel Ferreira Lima Filho (Coordenador).

AVÁ-CANOEIRO DO TOCANTINS / SUBPROJETO COMITÊ AVÁ-CANOEIRO
Profa. Dulce Madalena Rios Pedroso (Coordenadora)

AVÁ-CANOEIRO DO TOCANTINS / SUBPROJETO ETNO-LINGÜÍSTICO
Profa. Nair Maria Di Oliveira (Coordenadora).

AVÁ-CANOEIRO DO TOCANTINS / SUBPROJETO ETNO-HISTÓRICO
Profa. Dulce Madalena Rios Pedroso (Coordenadora).

AVA, A FUGA DOS CANOEIROS
Prof. Dr. Luiz Eduardo Jorge (Coordenador)

BOBULA, O CARA VERMELHA
PROF. Dr. Luiz Jorge (Coordenador)

CARAJÁ DE ARUANÃ – RESGATE A UMA CULTURA MILENAR NUM CENTRO – URBANO – TURÍSTICO / SUB-PROJETO: POSSE DA TERRA E CONSTRUÇÃO DE CASAS
Prof. Mário Arruda da Costa (Coordenador)

CARRETÃO
Profª Marlene Castro Ossami de Moura (Coordenadora).

ETNOCINEMA, UMA ESTÉTICA DA EXTINÇÃO
Prof. Dr. Luiz Eduardo Jorge (Coordenador)

ETNOCINEMA, UM FEED-BACK IMAGÉTICO
Prof. Dr. Luiz Eduardo Jorge (Coordenador)

FRAGMENTOS DE UM POVO
Vicente Silvério Rios (Coordenador)

MEKAROM, A IMAGEM PERMITIDA
Prof. Dr. Luiz Eduardo Jorge (Coordenador)

MEMÓRIA E PATRIMÔNIO – UMA PROPOSTA DE ESTUDOS SOBRE JARAGUÁ
Profa. Dulce Madalena Rios Pedroso (Coordenadora).

MINERAÇÃO E TURISMO: FATORES DE TRANSFORMAÇÃO NA PAISAGEM DE PIRENÓPOLIS
Profa. Eliane Lopes (Coordenadora).

VIDEO RECOURSE CENTER (VRC)
Prof. Mário Arruda (Coordenadores)
Prof. Luiz Eduardo Jorge

PROJETO CANGAS (RIO ARAGUAIA) – ARUANÃ/GO
Prof. Dr. Julio Cezar Rubin de Rubin

PROJETO PCH MOSQUITÃO – IPORÁ/GO
Profa. Dra. Rosiclér Theodoro da Silva

PROJETO SÃO DOMINGOS – SÃO DOMINGOS/GO
Profa. Dra. Rosiclér Theodoro da Silva

Para saber mais sobre os projetos desenvolvidos e a PUC-Goiás, clique aqui.

Localização:
Praça Universitária, Área II, Prédio do IGPA, Secretaria

Endereço para envio de correspondências:
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia
Av. Universitária, 1440 – Setor Universitário
Caixa Postal 86, CEP: 74605-010
Goiânia – GO – Brasil

Fone: 62-3946-1654
Fax: 62-3946-1165
Email: igpa@pucgoias.edu.br

Horário de atendimento:
Segunda a Sexta: 7:00 às 12:00 – 13:00 às 17:00 – 18:00 às 22:00

http://sites.pucgoias.edu.br/pesquisa/igpa/